"Sem medo da verdade."

quarta-feira, 11 de março de 2009

IDOSOS ESPERAM NO CHÃO POR ATENDIMENTO EM LAGARTO

O Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741/03) estabelece em seu Art. 3º que “é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.
Só que esse direito, garantido em lei, não está sendo respeitado pela Prefeitura de Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe. No posto de saúde localizado no bairro Alto da Boa Vista, pessoas idosas esperam no chão, sem nenhum tipo de conforto, para serem atendidas.
Com medo de falar, mas indignados com a situação, os idosos se sentem humilhados. “Chego aqui 5h da manhã para pegar uma ficha, e quando entro tenho que ficar no chão, pois nem cadeira tem para a gente sentar. Também faz um calor insuportável”, reclama uma aposentada, moradora da região.
O neto de um dos velhinhos que esperava pelo atendimento ficou revoltado com a situação e tirou fotos do local onde eles aguardam pelo atendimento. As imagens foram passadas para o vereador Wilson Fraga de Almeida, o Xexéu (PSDB), que prometeu levar o caso para o Ministério Público.
“É essa a mudança que o prefeito Valmir (Monteiro) diz que colocou em prática em Lagarto? Se for mudança, é mudança para pior. É um desrespeito aos idosos de Lagarto o que está acontecendo no posto de saúde da Boa Vista. Vamos denunciar essa situação humilhante no Ministério Público e pedir que sejam tomadas as providências cabíveis, em cumprimento ao Estatuto do Idoso”, avisa Xexéu.

Nenhum comentário: