"Sem medo da verdade."

terça-feira, 10 de março de 2009

LÍDER DA OPOSIÇÃO QUER MAIOR COMBATE À VIOLÊNCIA EM SÃO DOMINGOS

O deputado estadual e líder da oposição na Assembléia Legislativa, Venâncio Fonseca (PP), usou a tribuna da Assembléia Legislativa para dirigir críticas ao secretário de Segurança Pública (SSP), Kércio Pinto, e ao governador Marcelo Déda (PT) pela falta de segurança em São Domingos. Naquele município, alertou o parlamentar, o fugitivo da Justiça Ysriel Santos está causando pânico entre a população.que se mostra assustada e revela que Ysriel dos Santos, conhecido como Léo, de 20 anos, tem obrigado a população a mudar hábitos: dormir mais cedo, fechar lojas antes do anoitecer, evitar locais isolados e perder noites de sono.

De acordo com o deputado, Léo, considerado um dos mais temidos bandidos do agreste sergipano, mudou a rotina da cidade e tumultuou a vida dos sertanejos. Venâncio declarou que acompanhou o prefeito de São Domingos, Robson Mecenas, a uma audiência com o secretário Kércio Pinto, quando pediu providências contra o foragido.

“O secretário nos recebeu, foi gentil, como lhe é peculiar, mas até agora nada, não tomou nenhuma providência. Será que vão deixar esse marginal se transformar num novo ‘Pipita’”, questionou Venâncio, mostrando-se surpreso com a facilidade com que Ysriel fugiu algemado do fórum de Campo do Brito e da delegacia de Simão Dias.

Para o parlamentar, será preciso chamar Zé Curandeiro, morador de Tomar do Geru que foi o grande responsável pela morte do bandido “Pipita”, adolescente que conseguiu escapar de vários cercos montados pela polícia sergipana e que acabou sendo alvejado por um simples agricultor.

"Esse bandido vive perambulando pelos povoados (de São Domingos). O povo está deixando até de ir aos domingos às missas. Os marginais estão tomando conta do Estado, as lojas estão sendo arrombadas. Que situação chegou a segurança pública de Sergipe", lamentou Venâncio.
O parlamentar de oposição encerrou seu pronunciamento afirmando que o governo mostra, em publicidade, que Sergipe possui segurança pública de primeiro mundo, mas para ele, a propaganda é equivocada. "A população está trancada em casa, em prisão domiciliar e os marginais soltos, matando, estuprando, roubando".

Venâncio disse que pretende fazer uma cota de dinheiro com a população para comprar gasolina para a polícia ir atrás dos marginais, censurando a decisão da SSP de estipular o limite de 15 litros diários de combustível para as viaturas.

O foragido Léo é acusado de crimes de latrocínios, estupros, roubos e homicídios. Temido pela população de São Domingos, o marginal esteve preso na delegacia daquela cidade, de onde conseguiu escapar. Foi recapturado pela polícia de Jeremoabo, na Bahia, e encaminhado ao Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto, em São Cristóvão.

Ysriel fugiu pela segunda vez quando se encontrava no fórum da cidade de Campo do Brito, onde prestaria depoimentos à Justiça. O foragido age sempre escondido em lugares rústicos e de mata fechada, assim como “Pipita”. Como o outro adolescente, Léo abusa sexualmente das vítimas.

Nenhum comentário: