"Sem medo da verdade."

terça-feira, 26 de agosto de 2008

IRAN DIZ QUE RECURSOS DO PRÉ-SAL DEVEM SERVIR PARA ACABAR COM A MISÉRIA

O deputado federal Iran Barbosa voltou a defender, nesta terça-feira, 26, o uso dos recursos que deverão ser arrecadados com a exploração do petróleo na área do pré-sal (um reservatório gigante de óleo leve descoberto abaixo da camada de sal da costa brasileira) para acabar com a pobreza no Brasil. "O povo tem pressa. É chegada a hora de oferecer ensino público de qualidade e acabar com as desigualdades sociais em nosso País", afirmou.
Para Iran, o Brasil só conseguirá crescer, distribuir renda, melhorar a qualidade de vida da população e acabar com a miséria, quando oferecer uma educação pública de qualidade. "Não basta apenas garantir o acesso à educação. Nisto temos conseguido avançar, mas falta transformar o direito ao acesso em sucesso na vida dos usuários das escolas públicas", disse.
O deputado defende que os recursos do pré-sal sejam usados para fazer uma verdadeira revolução na área educacional. Ele convocou os lutadores do povo a participarem da discussão, lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do uso dos recursos do pré-sal na educação, na saúde e demais áreas sociais.
"A dimensão da potencial riqueza que será gerada com pré-sal é imensa. O Brasil se tornará um dos grandes produtores mundiais de petróleo. Estará entre os dez maiores produtores do mundo. É preciso fazer a disputa do destino destes recursos", ressaltou.
De acordo com o deputado petista, não será uma luta fácil,já que a discussão alia aspectos estritamente técnicos, como o desenho do aparato regulatório, a questões de inegável natureza política, como o destino que se dará aos recursos. "Temos que dominar o debate e ousar propor alternativas que signifiquem melhoria na condição de vida do povo", explicou.
As forças conservadoras, representadas pelos banqueiros, latifundiários e grandes empresários, já se movimentam para que este dinheiro seja usado contra os interesses dos trabalhadores.
Iran disse não concordar com as alegações de que os recursos da camada do pré-sal devam ir para pagar a dívida externa, criar caixa ou fomentar projetos estratégicos no exterior. "Discordo, integralmente, daqueles que defendem este destino. Os recursos do pré-sal devem ser investidos quase em sua totalidade na educação e nas demais políticas públicas que promovam o desenvolvimento social do País", afirmou.

Nenhum comentário: