"Sem medo da verdade."

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

FILARMÔNICA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO TEM RECONHECIMENTO PÚBLICO FEDERAL

O deputado federal Eduardo Amorim (PSC) usou a tribuna no pequeno expediente da Câmara dos Deputados na última quarta-feira, dia 6, para informar o reconhecimento de utilidade Pública Federal para a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, de Itabaiana. O parlamentar acompanhou todo o processo no Ministério da Justiça, segundo ele imprescindível ao pleno desenvolvimento e continuidade dos importantes trabalhos desempenhados em prol da música sergipana e nacional.
"A mais antiga instituição musical do Brasil, a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição ganha reconhecimento de utilidade pública federal a partir do nosso empenho. Contribuimos para que meninos e meninas possam ter mais estrutura e possam, através da música, desenvolver a educação local. Esse é também, um instrumento de inclusão social. Como filho dessa cidade sinto-me compromissado com a valorização de nossa memória e cultura", disse Eduardo Amorim.
Segundo informações do presidente da Filarmônica, Rômulo de Oliveira Silva, há dois anos a instituição trabalha por esse título e não obteve sucesso. "Não foi uma tarefa fácil, conseguimos porque encontramos um itabaianense com a mesma vontade, à vontade de tirar crianças e adolescentes da vulnerabilidade", disse Rômulo, acrescentando ainda que a partir de hoje a instituição terá mais facilidade para captar recursos de ordem federal e participar de eventos no Brasil.
Em sua sede, a Filarmônica é fonte de pesquisa para professores e estudantes o "Museu da Música de Itabaiana", onde todos têm acesso à história musical do município refletida no Estado e no país. Hoje são 40 músicos na Banda Sinfônica, 28 na Banda Jovem, 66 componentes na Orquestra Sinfônica de Itabaiana (OSI), 55 componentes da Orquestra Sinfônica Preparatória de Itabaiana (OSPI) e 30 componentes no Coral Filarmônico.
"Agora reconhecida de utilidade pública federal, daremos oportunidades às crianças e adolescentes da região do Agreste e outros municípios, o aprendizado de uma das mais nobres das artes para o exercício da cidadania, no mais dinâmico projeto de música do Estado de Sergipe", acrescentou Valtênio Alves de Souza, maestro e diretor Artístico.
Fundada na primeira metade do século XVIII, especificamente em 1745, na cidade de Itabaiana/SE, a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição é a instituição musical mais antiga do Brasil. Essa representativa e importante instituição há mais de dois séculos e meio vem contribuindo substancialmente para o bem estar social, cultural e artístico do Estado de Sergipe, especialmente na região agreste do estado, onde possui cerca de 475 membros, dentre alunos e componentes de diversos grupos de músicos, e tem como objetivo principal a inclusão social de jovens e adolescentes através da música e faz da arte um instrumento de paz.

Nenhum comentário: