"Sem medo da verdade."

terça-feira, 5 de maio de 2009

SECRETÁRIO MARCIO MARCEDO NA CONTRA MÃO DA HISTÓRIA.‏

Usina nuclear tupiniquim.
O jornal Cinform publicou uma matéria onde o Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcio Macedo, fez uma afirmativa de que ele concorda com a instalação de uma usina nuclear em Sergipe nas margens do Rio São Francisco e fica apenas esperando a autorização do Governador Marcelo Deda.Quando li essa reportagem fiquei perplexo com o fato e preciso saber se esse Secretário sabe da importância da cadeira que ocupa, será que ele sabe os malefícios que uma usina nuclear traz?
Leiam o que diz um grande entendedor do assunto: Professor Augusto Brandão d'Oliveira, Mestre em Engenharia Nuclear pela COPPE - UFRJ (1972) e Dr. em Física Nuclear pela Technische Universitaet Muenchen, Alemanha (1975), e que atualmente é professor na UNESP em São José do Rio Preto.
“A Itália fechou suas usinas nucleares e paralisou definitivamente as que estavam em construção. A Alemanha decidiu fechar todas as suas usinas nucleares gradativamente. Países como a Suíça, Bélgica, Finlândia, Espanha, Holanda seguem o mesmo caminho. Por que nós deveríamos seguir o caminho oposto?”.
Ele complementa dizendo:“É absurda essa hipótese. A energia elétrica assim produzida é anti-econômica, mesmo se desprezarmos os custos normalmente escondidos da armazenagem do lixo atômico e do custo inevitável do decomissionamento das usinas que nunca é mencionado. O volume de recursos necessários para se terminar a construção de Angra 3, por exemplo, segundo algumas estimativas, daria para construir um parque eólico capaz de produzir três vezes mais energia elétrica, e gerar um número 32 vezes maior de empregos associados”.
O Phd em Física afirma que usinas nucleares, mesmo as de quarta geração, são inseguras, e põem em risco as populações em vastos territórios que podem ser atingidos pela contaminação em caso de um acidente.Por isso volto a perguntar, será que esse secretário é mesmo capaz para ocupar essa pasta?Nós sabemos que em Sergipe o seu litoral, devido a ventos constantes, é capaz de fazer funcionar um parque eólico melhor que o da Espanha, que é o maior do mundo, que não tem condições tão favoráveis como nós temos.Precisamos entender que Usina Nuclear só serve para países que não tem outra opção de produção de energia e justifique o risco que corre e não o Brasil que tem condições para vário tipos de produção energética como: energia hidroelétrica, energia eólica (ventos), energia de biomassa (cana, biodiesel, entre outras), a co-geração de energia elétrica, todas elas limpas, renováveis e em última instância formas de energia solar”.
A população Sergipana e do Brasil tem que ficar atenta e mostrar aos nossos governantes que a energia nuclear não é bem vinda.
Precisamos aprender com os erros dos outros, o paises desenvolvidos, considerados de primeiro mundo, estão desativando suas usinas optando por outra e nós estamos querendo cometer o mesmo erro.Precisamos refletir sobre o assunto.
Por email: Ricardo Resende

Nenhum comentário: