"Sem medo da verdade."

quarta-feira, 13 de maio de 2009

QUASE 500 PESSOAS ATINGIDAS PELAS CHUVAS EM ITABAIANA

Após fazer um levantamento da situação na cidade serrana, em decorrência das fortes chuvas ocorridas nos últimos dias, a Coordenadoria da Defesa Civil de Itabaiana, identificou que foram afetadas 354 pessoas, que residem em 102 residências na área urbana. Os bairros mais atingidos foram Marianga, Eucalíptus, Marcela, Sítio Porto, Açude Velho, Mutirão, Miguel Teles, Campo Grande, Riacho Doce e o Centro da cidade.
Na zona rural, o quadro também é preocupante. Até o momento quase 100 pessoas sofreram prejuízos provocados nas 16 residências atingidas. Os povoados onde foram registrados os maiores problemas foram, Terra Dura, Tabuleiro do Chico, Cajueiro, Rio das Pedras e Moita Formosa.
A ocorrência das enchentes foi a principal causa dos problemas enfrentados pelas quase 500 pessoas atingidas. "O volume de água foi superior ao que se pode comportar, visto que o sistema de drenagem do município apresenta-se ineficiente. Foram detectados vários pontos de alagamentos tanto na zona urbana quanto na rural". Informou Soraya Góes, coordenadora da Defesa Civil do município.
Ainda segundo a Defesa Civil, as consequências provocadas pela enchente não foram apenas em decorrência do fenômeno natural, "A interferência humana, através de construções mal projetadas de diques, bueiros e outros responsáveis pela evacuação das águas e ainda pelo fato de algumas pessoas jogarem lixo nas vias públicas e que, com a força das águas são arrastados provocando o entupimento dos locais de escoamento das águas, acaba contribuindo significativamente para agravar a situação". Alertou Soraya Góes.

Nenhum comentário: