"Sem medo da verdade."

quarta-feira, 6 de maio de 2009

EXAME DESCARTA VÍRUS DA NOVA GRIPE EM CASOS MONITORADOS EM SERGIPE

As duas amostras coletadas em Sergipe e enviadas para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, não confirmaram a presença do vírus Influenza A (H1N1). A informação partiu do Ministério da Saúde, que na noite da última terça-feira, 5, entrou em contato com o infectologista Marco Aurélio Góis, gerente de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Com o resultado negativo, os outros dois casos que estavam em monitoramento no estado foram descartados. “A pessoa que poderia ser a fonte do vírus é o rapaz que veio da Nova Zelândia, mas o exame feito na Fiocruz descartou a presença do H1N1 na sua amostra de sangue, assim como não confirmou o vírus na amostra da irmã, também enviada pelo Lacen [Laboratório de Saúde Pública Parreiras Horta]”.
Sendo assim, explica o infectologista, não existe a possibilidade de os outros dois contatos, a mãe e a esposa do rapaz, estarem com a doença. Na tarde desta quarta-feira, 6, o Ministério da Saúde divulgará um novo boletim, no qual Sergipe já não deverá mais constar como um dos estados brasileiros com registro de casos monitorados.
Na última nota divulgada pelo órgão federal, o boletim apresentou 28 casos suspeitos, 28 em monitoramento e 73 descartados.
Na semana passada, a Secretaria de Estado da Saúde apresentou uma série de medidas para evitar uma possível epidemia de Influenza A em Sergipe, embora o estado não receba vôos internacionais diretos e não exista, até o momento, a comprovação da circulação do vírus no país

Nenhum comentário: