"Sem medo da verdade."

quarta-feira, 5 de maio de 2010

SEAGRI FAZ ENTREGA DE SEMENTES PARA AGRICULTORES DE ITABAIANA

Objetivando incrementar a produção do amendoim no município de Itabaiana, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) adquiriu - junto à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de Campina Grande, Paraíba – 1.050 quilos de amendoim. As sementes certificadas - Base, de excelente qualidade – devem ser distribuídas aos 25 agricultores cadastrados, dos perímetros irrigados Poção da Ribeira e Jacarecica I.
Reunidos na sede da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), ao lado da Barragem Jacarecica, os agricultores - que representam mais de 125 pessoas - foram recebidos e trocaram informações com o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Carvalho Viana, e com o diretor de Desenvolvimento e Irrigação da Cohidro, João Quintiliano da Fonseca.
O secretário aproveitou para explicar, de forma simples, o potencial daquele tipo de semente que se planta duas - ou três vezes - e não perde a qualidade. Isso é muito bom para os agricultores, visto que a semente - agora por eles usada - atualmente não permite esse replantio. As orientações se estenderam passando pela forma de plantio, custo, comercialização e preços. Paulo Viana sugeriu também a procura de informações e a participação em cooperativas que já fazem esse comércio com grandes empresas, dando ganho maior aos agricultores.
Para o agricultor isolado, fica difícil conseguir um valor justo pelo seu produto. A união das pessoas em associações e cooperativas é essencial para fortalecer esse setor. “Com essas sementes vocês estão reduzindo os custos de produção e devem entender isso como um incentivo do Governo em busca de dar melhores condições de vida para suas famílias. E a força de uma associação ou cooperativa faz com que os produtos ganhem em termos de reconhecimento na qualidade e no preço” explicou o secretário.
Cultivo da semente
Quanto à validade da semente, questionada por alguns agricultores, o prazo é de um ano. O interesse é por conta do inverno próximo, e por saberem que a produção/mercado será melhor no verão. Os agricultores plantam em junho, já que nesse mês há uma produção em vias de colheita nas áreas de sequeiros, e após 90 dias do São João eles colhem novamente. Simbolicamente, o secretário Paulo Viana fez a entrega do saco de sementes aos agricultores Danilo Menezes de Andrade (Poção da Ribeira) e Antônio do Nascimento (Jacarecica I).
Antônio é pioneiro no trabalho de irrigação nesse perímetro. Participou desde a execução da obra da barragem, há mais de 28 anos, abrindo caminho para a agricultura irrigada naquele município. O agricultor criou, com o trabalho na lavoura, os 16 filhos. “Todos já adultos e bem encaminhados, graças a Deus” explica Antônio, que cultiva amendoim, batata-doce e alguns tipos de hortaliças. Danilo, por sua vez é um jovem que aprendeu muito com a família, e pretende continuar nessa lida. O agricultor planta em cinco tarefas, na Lagoa do Forno, no Povoado Ribeira - município de Itabaiana - e esse ano já tem 70 quilos de sementes de amendoim para plantar.
O amendoim
O amendoim é uma semente de ciclo curto, resistente à seca e se adapta de forma ampla, sendo cultivada por pequenos e médios produtores em vários estados da federação. O Brasil é um dos seis centros secundários de origem),especialmente na região Nordeste, tanto em áreas de sequeiro quanto de irrigação.
O óleo, seu principal produto, é muito rico em ácidos graxos insaturados - média de 51,0% de olóico e de 28,0% de linolóico. O agricultor deve plantar no início da estação chuvosa; utilizar sementes de boa qualidade - de cultivares sugeridas pelos técnicos; e usar o espaçamento de 0,50 a 0,60 m entre fileiras, deixando 5 a 7 plantas/metro de fileira e tendo o cuidado com as plantas daninhas - que devem ser controladas nos primeiros 40 dias após a emergência (período crítico de competição).
O amendoinzeiro prefere solos de textura arenosa ou franco-arenosa; bem drenados; de fertilidade média - com pH entre 6,0 e 6,5; bem preparados e corrigidos (se for o caso) via calagem e fertilizados.
ASN

Nenhum comentário: