"Sem medo da verdade."

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

SSP ESCLARECE PRISÃO DO MAIOR LADRÃO DE GADO DE SERGIPE


O maior ladrão de gado de Sergipe foi apresentado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) na manhã desta terça-feira, dia 1º. O coordenador da Polícia Civil do Interior, Fernando Melo, o delegado de Canindé do São Francisco, Antônio Francisco, e o delegado da regional de Nossa Senhora da Glória, Ataide Alves, além do comandante do Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga (Pepac), tenente Manoel Oliveira, esclareceram detalhes da operação que culminou com a prisão, na manhã do domingo, dia 29, de Genivaldo Alves dos Santos, 41 anos, conhecido como 'Barrão'.
A prisão foi fruto de uma investigação desenvolvida há cerca de dois meses, a partir de uma força-tarefa. Genivaldo, que é foragido do presídio de Glória e que no momento da fuga baleou um agente prisional, foi surpreendido pela polícia no momento em que estava na casa de sua esposa, localizada na cidade baiana de Cícero Dantas. "Quando assumi a coordenadoria do interior recebi a determinação do secretário João Eloy de prender Genivaldo. Convoquei os delegados Antônio Francisco e Ataide Alves e solicitei para que dessem prioridade ao caso. Com o apoio do Pepac foi logrado êxito no planejamento", explicou Fernando Melo.
As investigações receberam, também, o apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), setor que constatou as visitas que o criminoso vinha fazendo à sua esposa e aos dois filhos recém-nascidos. "Com a informação de que Genivaldo vinha visitando sua companheira no interior da Bahia foi montado o esquema de ação e, após um cerco à casa o acusado se entregou sem reagir", destacou Antônio Francisco. Ainda segundo a polícia, Genivaldo agia com muita crueldade nas suas ações criminosas. "Ele agia com violência nas suas ações. Com essa prisão tiramos de circulação um dos maiores ladrão de gado que atuava nos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia", complementou o delegado Ataide Alves.
Preso'Barrão' é apontado como autor de diversos crimes. Com relação ao roubo de gado ele era o líder de uma quadrilha que atuava no alto sertão. O gado era furtado das propriedades rurais e levado através de vias vicinais até a divisa com outros estados, onde de lá era transportado de caminhão para frigoríficos e abatedouros das cidades vizinhas. "Com essa prisão esperamos dar um basta na incidência de roubo de gado no sertão sergipano", salientou o tenente Oliveira. Com o criminoso foram encontradas uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38 e munição dos dois calibres.
Genivaldo é também apontado como autor de pelo menos quatro homicídios, além da tentativa de homicídio. Em 2004, quando estava cumprindo pena por conta de um homicídio, conseguiu fugir do presídio da cidade de Nossa Senhora da Glória e na ação feriu um guarda prisional com dois tiros. Em liberdade, cometeu mais um homicídio na cidade de Gararu e outros dois assassinatos no estado da Bahia. Recentemente estava deixando de atuar no roubo de gado para agir como traficante de droga.
SSP/SE

Nenhum comentário: