"Sem medo da verdade."

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

FILHO DE EX-PREFEITO É MORTO DENTRO DE ESCOLA EM LAGARTO

Marco Antônio de Menezes, 45, conhecido como Marquinhos de Xuiu - filho do ex-prefeito de Lagarto, Antônio Martins de Menezes - foi executado na noite de ontem (15) por volta das 21h30 no município de Lagarto, a 82 quilômetros da capital.
O articulador político estava sofrendo ameaças (Foto: Laelson Correia e Antônio Júnior)
Segundo testemunhas, Marcos teria ido comprar um remédio na farmácia, ao retornar pressentiu que estava
Marcos disse em seu blog que vinha recebendo ameaças de policiais (Foto: Laelson Correia e Antônio Júnior)
sendo observado por dois elementos em uma moto. Ele correu em direção à sua residência que fica na Rua Dr. Josias Machado, e foi então que os bandidos começaram a persegui-lo de moto; ele, desesperado buscou refúgio na Escola Adelina Maria de Santana Souza - antiga "Reunida" - na praça Sebastião Garcez.
"Eu estava no portão, quando ele ( Marquinhos ) chegou como um louco empurrando o portão, quase cai no chão." contou Edilson, o vigia da escola.Ele ainda colocou que não viu todo o crime por que saiu correndo. "Não desejaria nem para o pior inimigo o que cheguei a ver e sentir; ainda bem que o movimento de estudantes foi reduzido, por causa das provas de recuperação, senão eu nem sei o que seria", disse o vigilante.
Os familiares disseram que Marcos entrou na sala da administração da escola, quando um dos bandidos desceu da moto e foi ao seu encontro, armado com uma pistola efetuou vários disparos. "Os tiros atingiram Marquinhos em cheio, que cambaleando ainda tentou sair, mas não resistiu aos ferimentos e ainda dentro da escola morreu", contou um parente da vítima, acrescentando que ele já vinha sendo ameaçado e há três meses sofreu um atentado.
De acordo com o delegado de Lagarto, Hildemar Rios, Xuiu teve um atrito com um policial que não é lotado na delegacia de Lagarto, mas circulava muito pela cidade. Xuiu nunca denunciou que estava sendo ameaçado de morte, mas o delegado estava invesitgando o incidente entre Xuiu e o policial.
A morte de Xuiu está sendo comentada na cidade como crime de mando, (Foto: Laelson Correia e Antônio Júnior)
Em 07 de junho deste ano, Xuiu foi vítima de atentado, onde recebeu cinco tiros de pistola quando estava com amigos na rua. Sobrevivendo ao atentado, Xuiu afirmou em seu blog que o empresário Edmílson de Abílio era o mandante da sua tentativa de morte. As acusações de Xuiu não eram apenas contra o empresário, também envolviam um político com mandato que ele não identificou e um policial de nome Jardiel. As informações estão publicadas no blog do professor assassinado em postagem feita no dia 01 de dezembro.
"Vários pedidos têm sido feitos para que eu me cale. Mas digo que, prefiro a morte a deixar o que ocorreu comigo impune. É crime organizado onde tem participação de policiais", disse Xuiu em seu blog.
Xuiu afirmou que o pistoleiro "Luiz da Boa Vista" fora contratado para matá-lo no frustrado atentado. E que poderia ser vítima de ataque em outra oportunidade que poderia acontecer a qualquer momento, o que foi concretizado na noite desta terça (15).
Leia trecho dos comentários de Xuiu em seu blog no último dia 1º de dezembro:

"POR QUE QUEREM MATAR XUIU?
O blogueiro Marcos Antônio de Menezes (Marcos Xuiu) filho do ex-prefeito de Lagarto Antônio Martins de Menezes está com a cabeça a prêmio. Os mandantes do crime são pessoas conhecidas em Lagarto. Um é um marginal conhecido da polícia federal e do estado, mas tem uma rede de proteção muito forte junto à polícia do estado (segundo informações) e também proteção política. Segundo denúncias que se encontram no Ministério Público do estado de Sergipe os mandantes seriam este facínora e um político com mandato. Também constam da denúncia que está recheada de indícios da participação de várias pessoas, como informantes e outras formas. Há vários números de telefones que se comunicou no exato momento em que ocorreu o atentado contra Marcos Xuiu, inclusive, uma pessoa que ligou para um dos mandantes informando que Xuiu estaria no meio da rua baleado e agonizando.Também cita o local do pistoleiro, telefones que ligavam para o hospital querendo saber se já havia morrido a vítima."
*Atalaia Agora

Nenhum comentário: