"Sem medo da verdade."

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

AUGUSTO COBRA INVESTIGAÇÃO SOBRE “TROCA DE PRONTUÁRIOS” NO HOSPITAL JOÃO ALVES

“Aí vão querer responsabilizar um funcionário do hospital pelo erro. Mas, na realidade, o problema é muito maior. É um problema de gestão porque lá está uma bagunça! É tudo desorganizado! Quem tem que assumir a responsabilidade e pagar pelo erro é o gestor, é o secretário de Saúde”. O desabafo acima é do deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), que defendeu na sessão de hoje (09) na Assembleia Legislativa uma profunda investigação sobre a troca de prontuários no Hospital João Alves Filho, segundo denúncia do Jornal da Cidade, que, no último sábado (05), gerou uma grande confusão com a troca dos corpos de duas mulheres, fato que inclusive, pode ter sido determinante para a morte de uma delas.
“É preciso se ter mais responsabilidade com a Saúde. Vejam que absurdo! A família da senhora Maria de Lourdes de Riachuelou chegou a passar todo o sábado velando por engano o corpo de Janete Vieira dos Santos, de General Maynard, sendo que ela ainda estava viva. Só descobriram à noite que o corpo que havia sido encaminhado para Riachuelo era outro. Não foi troca de cadávares, mas de prontuários. Uma podia está tomando o medicamento da outra. Veja você ter que esperar e velar o corpo de um parente e depois descobrir que foi um engano. Isso não pode ficar assim. Não adianta abrir um procedimento para punir um funcionário. Tem que punir que está no comando”, completou o democrata.
Augusto Bezerra, que no sábado pela manhã foi visitar um amigo internado no hospital João Alves e que na oportunidade já havia se deparado com o caos naquela unidade de Saúde, se recordou do debate que teve com o assessor de comunicação da Saúde, no programa do radialista e deputado Gilmar Carvalho (PR).
“Esse rapaz ainda deixou a entender que isso pdoeria ter alguma relação com a minha visita. É lamentável. Eu fui visitar uma pessoa como cidadão comum e ainda pedi autorização. Fui muito bem atendido pelo serviço social, que me acompanhou durante a visita. Eram dois clínicos gerais para mais de 150 pessoas serem atendidas e uma anestesista que estava trabalhando desde o dia anterior porque não havia ninguém para repô-la. Esses funcionários são verdadeiros heróis e ainda querem puní-los pela troca de prontuários? Enquanto isso, o secretário da Saúde vive no interior fazendo política, tentando viabilzar sua candidatura a deputado federal”, denunciou o deputado.
Augusto Bezerra disse que o caso é muito grave e precisa ser devidamente esclarecido. O deputado cobrou mais seriedade do governo com a Saúde. “Os pilares de qualquer governo são Sáude, Educação e Segurança Pública. E nós não temos nenhum dos três! O corredor do hospital está superlotado e eu não filmei porque essa não é a minha função. Como parlamentar da oposição, saí revoltado com o descaso com a Saúde. Lá tinha uma criança operada entre dois adultos. Enquanto isso, a Hildete Falcão não faz nada, ou melhor, apenas dar remédios para gripo ou febre. Ainda estão colocando deficientes mentais para se tratarem no hospital. É um absurdo atrás do outro”, reclamou.
Em aparte, o líder da bancada de oposição, deputado Venâncio Fonseca (PP), disse que “eu ouvi o programa do radialsita Gilmar Carvalho, quando o assessor da Saúde fez um relato da visita de Augusto Bezerra, colocando como se o deputado tivesse entrado no hospital à força, indo inclusive no centro cirúrgico. Quando Augusto Bezerra explicou no programa o que aconteceu, e que foi acompanhado por uma assistente social, aí o assessor perdeu o discurso. Se o deputado não partcipasse do programa, ficaria com a imagem de agitador e baderneiro. Ele investiu essa história sem saber nem o que estava ocorrendo. É o caos da Saúde! Chega a ser incocebível. É o retrato deste 'governo das mudanças'”.

Da Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: