"Sem medo da verdade."

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

PREFEITA INTERINA DESPACHA NA CALÇADA PORQUE PREFEITO CASSADO FUGIU COM AS CHAVES DO PREDIO

A prefeita interina de Alagoinha do Piauí, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Maria de Lourdes Silva, a Lurdinha (PSB), está despachando numa mesa instalada na calçada da Prefeitura, porque o prefeito Clodoaldo de Moura Rocha (PT), que foi cassado acusado de abuso de poder econômico e compra de votos, fechou o paço e fugiu com as chaves do prédio.
O chefe do Executivo cassado disse que não foi notificado da decisão, não houve publicação do acórdão e por isso não tinha passado o cargo para a presidente da Câmara. Além do mais, ele alegou que seus advogados estavam recorrendo da decisão que resultou em sua cassação e também do mandato do vice-prefeito, Francisco João de Carvalho.
Isso causou tumulto na administração municipal. Os servidores não sabem se obedecem as terminações da prefeita interina Lourdinha ou de Clodoaldo Rocha, que ainda detém as chaves da prefeitura e o secretariado.
O prefeito teve o mandato cassado pela juiza Nilcimar Rodrigues de Araujo Carvalho por compra de votos. Na sentença, a magistrada determina que haja novas eleições no município, alegando que o então candidato eleito teve 51,6% dos votos válidos no último pleito.
Lourdinha deve ser prefeita até a realização de uma nova eleição. A previsão inicial é que isso deveria acontecer num prazo de 90 dias.
Mas os advogados de Clodoaldo já recorreram da decisão ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral). O defensor do prefeito cassado quer uma liminar para que ele permaneça no cargo até o julgamento final do processo, em última instância, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O município de Alagoinha do Piauí fica a 379 quilômetros ao Sul de Teresina, tem 7.439 habitantes, sendo dos quais 6.160 eleitores.

Nenhum comentário: