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quarta-feira, 17 de setembro de 2008

PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL ESTÁ PREOCUPADA COM A COMPRA DE VOTOS

O procurador regional eleitoral Paulo Gustavo Guedes Fontes declarou hoje, 17 de setembro, que a Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) vem atuando contra a compra de votos. Paulo Guedes afirma que já requisitou cinco inquéritos ao delegado da Polícia Federal Yuri Ramalho Dantas, titular da delegacia especializada. Dois deles são relativos à compra de votos e ao uso de ônibus escolares na campanha eleitoral em Itabaiana e outros dois envolvem os municípios de Barra dos Coqueiros e Lagarto. O outro inquérito se refere à denúncia formulada contra o prefeito de Rosário do Catete, Laércio Passos, o qual estaria comprando votos com cheques da prefeitura.
"Quando não há envolvimento de prefeito, a competência é dos promotores e não do procurador regional eleitoral", declarou Paulo Guedes, esclarecendo que as ações contra a compra de votos em Aracaju são de incumbência, principalmente, das promotoras eleitorais Edjilda Rezende e Ana Cristina Aragão. O procurador ressaltou, contudo, que nem a PRE/SE nem o Ministério Público Estadual dispõe de pessoal para realizar as investigações por conta própria. As denúncias formalizadas perante o Ministério Público são encaminhadas à polícia com a determinação de investigar, mas, segundo o procurador, é preciso uma atuação mais intensa da Polícia Federal na capital e da Polícia Civil no interior.
Em razão das denúncias veiculadas ontem na imprensa, o promotor eleitoral Marcílio Pinto recebe amanhã em seu gabinete o deputado estadual Gilmar Carvalho. Será feita também amanhã, às 10h30min, uma visita ao comandante da Polícia Militar, o coronel Magno Silvestre, pelo procurador regional eleitoral Paulo Guedes e pelo promotor Marcílio Pinto. Outra conversa será agendada com o superintendente da Polícia Federal, Paulo Fernando Bezerra.
Ontem, a PRE/SE remeteu para todas as Promotorias Eleitorais e postos de saúde municipais cartazes e folderes contra a compra de votos, material que faz parte da campanha "voto não tem preço, tem conseqüência". A Superintendência Municipal de Transportes (SMTT) vai entrar também na campanha com a divulgação dos cartazes nos ônibus da capital aracajuana. "O combate à compra de votos não é papel exclusivo do Ministério Público. É preciso um engajamento maior dos demais órgãos, tais como a Justiça Eleitoral, a Procuradoria-Geral de Justiça e, especialmente, as polícias", declarou Paulo Guedes.

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