"Sem medo da verdade."

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

GOVERNO LULA TEM AVALIAÇÃO POSITIVA DE 80% DOS BRASILEIROS, DIZ IBOPE

A aprovação pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu a marca de 80%, informou levantamento do Instituto Ibope encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O nível de avaliação positiva do presidente representa o maior valor desde março de 2003, quando registrava 75%.
O desempenho recorde do presidente foi responsável por alavancar também a avaliação do governo, que chegou a 69%. O índice, medido entre os dias 19 e 22 de setembro, é o maior de todo o governo e representa 11 pontos percentuais maior que o último levantamento, feito em junho de 2008. Segundo a CNI/Ibope, a aprovação do governo Lula só perde para a avaliação da gestão José Sarney, que em 1986, no auge do Plano Cruzado, registrava 72%.
Em uma escala de zero a dez, o governo atingiu nota 7,4, ou 0,4 a mais que a pesquisa feita em junho deste ano. Com oscilação de cinco pontos percentuais, o saldo de confiança no presidente Lula atingiu o patamar de 73%, o maior desde junho de 2003, quando era de 76%. No mesmo cenário, 23% dos entrevistados não confiam no presidente Lula, diante de 29% em junho.
A pesquisa CNI/Ibope registra alta de oito pontos percentuais na percepção de que o atual mandato do presidente será melhor que o anterior. Dos entrevistados, 48% acreditam que a atual gestão será melhor, frente a 40% em junho, 39% acham que será igual - frente a 38% na última pesquisa - e apenas 11% acham que o atual mandato será pior que o primeiro.
Se o desempenho do presidente Lula e de seu governo atingiram marcas só comparáveis ao início do primeiro mandato, em 2003, no patamar negativo, a rejeição ao petista também é a menor desde março de 2003, atingindo 17%, ou sete pontos percentuais a menos que a última pesquisa CNI/Ibope, em junho.
No mesmo sentido, o governo Lula foi avaliado negativamente por 8% dos entrevistados, o que indica o menor índice de rejeição desde março de 2003, ainda no primeiro mandato. Das pessoas que responderam às perguntas, 23% avaliaram o governo Lula como regular.
A pesquisa CNI/Ibope ouviu 2.002 pessoas nas cinco regiões entre os dias 19 e 22 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Nenhum comentário: