"Sem medo da verdade."

sexta-feira, 25 de junho de 2010

NOTA DE REPÚDIO AO CORREIO DE SERGIPE E DE SOLIDARIEDADE A CLEOMAR BRANDI

O Sindicato dos Jornalistas do Estado de Sergipe vem, de forma veemente, repudiar a charge “encomendada” em seu conceito e publicada no jornal Correio de Sergipe, edição 2.826, de quarta-feira, 23 de junho, página 2.
A charge, de forma agressiva e até mesmo estúpida, usa da referência aos problemas de saúde de um profissional jornalista dos mais queridos e respeitados da imprensa sergipana, o companheiro Cleomar Brandi, num flagrante ataque à sua dignidade humana, para fazer política rasteira na tentativa de atingir o governador Marcelo Déda e seu governo, no tocante à sua política de gestão para a Fundação Aperipê de Sergipe, que congrega as Rádio e TV Aperipê, e da qual Cleomar é um dos seus funcionários efetivos mais antigos e pela qual tem dado o seu sangue, o seu suor, o seu profissionalismo e competência, e até mesmo a sua vida em prol daquela emissora pública.
Na charge, de forma grosseira, Déda carrega Brandi, em sua cadeira de rodas, para fora da fundação Aperipê, dizendo que é bom que este “deixe” a fundação para ir “descansar”, antes que “algo de mal (sic)” aconteça.
É do conhecimento de toda a sociedade sergipana a luta que o companheiro jornalista Cleomar Brandi trava pela vida há décadas, mas sem jamais se desestimular ou se “encostar”, como fazem muitos, por conta das conseqüências dos tratamentos e das internações hospitalares que por vezes precisa submeter-se.
Como também é sabido de todos que, mesmo fazendo um tratamento severo, como é a quimioterapia, Brandi não se deixa abalar jamais e, assim que deixa o tratamento, segue para a sua rotina de trabalho na fundação Aperipê e em outros meios de comunicação aos quais presta relevantes serviços. Brandi é um exemplo de obstinação, de força interior, de luta pela vida e, para além disso, um exemplo de profissional íntegro, correto e trabalhador.
Portanto, soa torpe a charge do Correio de Sergipe e a mensagem que busca passar. Somos, enquanto Sindicato de profissionais de Comunicação, intransigentemente defensores da liberdade de expressão e de imprensa, mas há que se condenar o abuso desses direitos inalienáveis.
Neste sentido, nos solidarizamos integralmente com o companheiro jornalista Cleomar Brandi.
E sendo o Correio de Sergipe dirigido por pessoas que tenham mesmo compromisso com a liberdade de expressão e de imprensa e que sejam respeitadores da dignidade da pessoa humana, deveriam, em sua próxima edição, estampar em letras garrafais, na primeira página do jornal: CLEOMAR BRANDI, NOSSOS SINCEROS PEDIDOS DE DESCULPA.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe

Aracaju (SE), 25 de junho de 2010.

Nenhum comentário: