"Sem medo da verdade."

quinta-feira, 17 de junho de 2010

MINISTÉRIO VAI DISTRIBUIR AOS ESTADOS 1,9 MILHÃO DE MEDICAMENTOS CONTRA GRIPE SUÍNA

O Ministério da Saúde vai distribuir aos estados 1,9 milhão de medicamentos destinados ao tratamento da influenza A (H1N1) – gripe suína –, para enfrentar um possível aumento da doença durante o inverno. As doses são suficientes para tratar 38 vezes mais casos do que o número de ocorrências graves que atingiram o país no ano passado (48.978).
Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, “é um estoque estratégico para o caso de uma pandemia ou para a manifestação de um novo tipo de influenza”. Temporão disse, entretanto, que, devido ao resultado da campanha de vacinação contra o vírus Influenza H1N1, o país está livre de uma epidemia da doença.
O estoque, destinado ao uso adulto e pediátrico, só será liberado pelo ministério em caso de necessidade comprovada. Uma parte será destinada à rede de farmácias populares, em que 90% do preço será subsidiado.
Neste ano, foram registradas 609 internações e 74 mortes em decorrência da influenza A (H1N1).
Temporão também destacou a importância da campanha de vacinação de idosos contra a gripe comum. Até agora, 75% do público-alvo foram vacinados.
O ministro pediu que os brasileiros ajudem na prevenção de doenças típicas de inverno. “Pedimos que evitem a automedicação e mantenham hábitos de higiene como não compartilhar copos e talheres e lavar sempre as mãos. Isso ajuda a reduzir drasticamente os casos de gripe”.

Nenhum comentário: