Com vistas a garantir a igualdade dos direitos de acesso aos serviços de utilidade diária, a Promotoria Especializada na Defesa dos Direitos de Idosos e Portadores de Deficiência, através da Dra. Berenice Andrade de Melo, realizou Audiência Pública, em 22 de julho, com representantes de instituições bancárias para tratar da acessibilidade de portadores de necessidades especiais nestes locais.
Representantes da Caixa Econômica Federal informaram que, até dezembro de 2008, todas as agências estarão devidamente adequadas, conforme os Termos de Ajustamento já firmados e cronograma apresentado ao MPE e ao Ministério Público Federal (MPF). Pelos representantes do Banese foi solicitado prazo para o encaminhamento do cronograma de adequação das agências da capital. Segundo eles, algumas adequações já foram efetuadas, como a colocação de rampas em todas as agências e de cinco banheiros adaptados em cinco agências.
Informaram, ainda, que a partir de agosto será colocado piso tátil e caixa universal em cinco agências do Banese da capital, onde, segundo as informações prestadas à Promotoria, não há nenhum caixa adaptado para cadeirantes. As agências do interior também não estão completamente adaptadas, mas algumas possuem vagas reservadas de estacionamento. Duas agências já receberam telefones públicos adaptados (TUP´s).
O Banco Rural, através do seu representante, informou que a agência de Aracaju não oferta, aos seus clientes, serviço de auto-atendimento nem área de estacionamento. Porém, já foram instalados piso tátil, banheiro adaptado, rampa e caixa adaptado para cadeirantes. O próximo passo será a instalação dos TUP´s.
A Promotora estabeleceu o prazo de cinco dias úteis para que o Banese apresente um cronograma com prazo razoável para a adequação das agências conforme legislação específica, priorizando as agências situadas nesta Capital.
Representantes da Caixa Econômica Federal informaram que, até dezembro de 2008, todas as agências estarão devidamente adequadas, conforme os Termos de Ajustamento já firmados e cronograma apresentado ao MPE e ao Ministério Público Federal (MPF). Pelos representantes do Banese foi solicitado prazo para o encaminhamento do cronograma de adequação das agências da capital. Segundo eles, algumas adequações já foram efetuadas, como a colocação de rampas em todas as agências e de cinco banheiros adaptados em cinco agências.
Informaram, ainda, que a partir de agosto será colocado piso tátil e caixa universal em cinco agências do Banese da capital, onde, segundo as informações prestadas à Promotoria, não há nenhum caixa adaptado para cadeirantes. As agências do interior também não estão completamente adaptadas, mas algumas possuem vagas reservadas de estacionamento. Duas agências já receberam telefones públicos adaptados (TUP´s).
O Banco Rural, através do seu representante, informou que a agência de Aracaju não oferta, aos seus clientes, serviço de auto-atendimento nem área de estacionamento. Porém, já foram instalados piso tátil, banheiro adaptado, rampa e caixa adaptado para cadeirantes. O próximo passo será a instalação dos TUP´s.
A Promotora estabeleceu o prazo de cinco dias úteis para que o Banese apresente um cronograma com prazo razoável para a adequação das agências conforme legislação específica, priorizando as agências situadas nesta Capital.
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