"Sem medo da verdade."

terça-feira, 8 de setembro de 2009

SOCORRO INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA

Começou na manhã desta segunda-feira, 8, a campanha de vacinação anti-rábica no município de Nossa Senhora do Socorro. Os donos de cães e gatos devem ficar atentos e levar seus animais aos postos de vacinação. A campanha é realizada pela da Secretaria Municipal da Saúde, através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e segue até o dia 30 deste mês.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Socorro, Rita Perete, a estimativa é imunizar 80% das populações caninas e felinas de todo município, que conta com aproximadamente 25 mil cães e seis mil gatos.
Ela relatou que mesmo sem a confirmação da doença (raiva) nos últimos dois anos, tanto em humanos, quanto em cães e gatos, Socorro recebeu um reforço da vacinação anti-rábica no último mês de abril. Conforme a coordenadora, no período, 10 mil cães e dois mil gatos foram vacinados.
´´A nossa preocupação é porque o vírus da raiva continua circulando. Então, devemos tomar as medidas preventivas e orientar a população sobre os riscos da doença´´, alertou Rita Perete ao advertir que a população deve se conscientizar e colaborar com as equipes que trabalham na vacinação.
´´Os cães e gatos são boas companhias. As pessoas adoram, mas devem cuidar bem deles. Quem tem a guarda de um animal tem responsabilidade por ele. Dessa forma, está cuidando da própria família e da comunidade”, alertou Rita Perete ao lembrar que em 2005, uma pessoa morreu, depois de contrair raiva (raiva humana). “No ano passado, registramos um caso de raiva animal. Mas, foi em um bovino. Não houve registros da doença, em cães e gatos. Mesmo assim, temos que vacinar todos os animais para evitar a circulação do vírus´´, completou a coordenadora.
Sintomas e orientações - Irritabilidade, baba excessiva, falta de apetite, estranheza do dono e outros transtornos do tecido nervoso são reações suspeitas da raiva. Ao apresentar esses sinais, o dono do animal deve entrar em contato imediato com o Centro de Controle de Zoonozes, ou Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica de Socorro. Em casos de mordidas (ataques) de animais com suspeita, ou não, da doença, a orientação é que a pessoa agredida lave imediatamente o local do ferimento com água corrente e sabão. O animal agressor deve ficar em observação durante 10 dias.
Acompanhe o cronograma de vacinação abaixo:
DATA LOCALIDADE
08/09/09 loteamentos Nova Esperança, Parque São José e Nossa Senhora de Fátima
09/09/09 loteamento Palmares e dos povoados Sobrado e Quissamã
10 e 11/09/09 Povoado Santa Cecília
14/09/09 Povoados Calumbi, Lazareto, Boa Nova e Pipa.
15/09/09 Povoados Palestina de Fora, Palestina de Dentro, Tabocas, Tapera e Mato Alto
16/09/09 Povoados Santo Inácio e Pai André
17/09/09 Povoados Lavandeira, Oiteiro e Bita
18/09/09 Povoados Guajará , Loteamento Rosa de Maio e Vila Inez
21/09/09 Povoados Porto Grande, Estiva, Madre de Deus, Volta da Pedra e Aratu
22/09/09 Povoado Taiçoca de Fora
23/09/09 Loteamento Cajueiro
24/09/09 Loteamento Areal da Mangabeira e São Braz
25 e 26/09 Vacina nas 15 maiores localidades
28/09/09 Loteamento Sa’o Braz e Tai;oca de Dentro
29/09/09 Loteamento Novo Horizonte
30/09/09 Loteamento Piabete e povoado Piabeta

Nenhum comentário: