"Sem medo da verdade."

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PREFEITURA DE ROSÁRIO SERVE MERENDA VENCIDA

A vereadora Maura Cecília Santos (PDT) denunciou na tribuna da Câmara Municipal a distribuição de merenda escolar fora do prazo de validade pela Prefeitura de Rosário do Catete, a 37 quilômetros de Aracaju. O flagrante aconteceu na terça-feira (29) pela manhã em uma escola municipal para alunos com necessidades especiais.“Quando cheguei na dispensa encontrei achocolatados e biscoitos vencidos”, disse a parlamentar, que levou a embalagem de um dos produtos vencidos para a sessão da Câmara. De acordo com o prazo que constava na embalagem, o achocolatado estava com a validade vencida em 22 de setembro de 2009.
“Isso é um absurdo. Só depois que eu cheguei na escola que vieram recolher os produtos vencidos. Agora eu pergunto: se alguma criança consumisse o chocolate e tivesse problemas intestinais, quem seria o responsável?”, questiona Maura Cecília. De acordo com ela, não é só esse problema que acontece com a merenda escolar. Na creche municipal, por exemplo, a vereador disse que não há alimentação suficiente para todas as 125 crianças. “Um dia havia apenas seis bananas e uma melancia para todas elas”, conta a parlamentar, que também denuncia que os dois banheiros estão quebrados há vários meses, sem que a prefeitura tome qualquer providência.Diante do descaso existente em Rosário, a vereadora pediu que o prefeito Etelvino Barreto (PMDB) entregue o cargo. “Não é possível que ele não esteja sabendo de nada do que acontece em Rosário. A culpa não é dos secretários, mas dele, que é o responsável por indicar seus auxiliares. Se o prefeito não tem competência para administrar o município, que renuncie”, sugere Maura Cecília.
O vereador Genilson da Costa França (PSB), o “Neno”, reforçou o descaso existente na educação de Rosário do Catete. Ele disse que na semana passada esteve na Escola Municipal José Sotero quando estavam servindo “um mingau ralo” para os estudantes.Neno relatou também que ontem (29), os alunos da José Sotero tiveram que abandonar as salas de aula às 8 horas porque a fossa estourou. “Ninguém aguentava o fedor”, enfatiza, relatando que o problema é antigo e já foi tema de reclamação na Câmara. “O pior é que essa administração não se manifesta em nada, só sabe fazer farra com o dinheiro público”, critica.Outra que encorpou o discurso dos dois colegas de oposição foi o vereador Delson Leão (PSB). Para ele, a prefeitura não tem demonstrado nenhum compromisso com a população carente do município por falta de projetos e ações na área social. O parlamentar citou como exemplo a Casa do Idoso, cuja estrutura está completamente abandonada. “Estive lá e verifiquei a situação de perto. É de cortar o coração. São velhinhos doentes que moram em cubículos sujos e caindo aos pedaços. Até a energia o prefeito não pagou e os velhinhos ficaram sete meses sem luz. Houve até um princípio de incêndio recentemente. Só ligaram ontem (terça-feira, 29) porque funcionários da prefeitura viram quando eu estive lá. É um completo desrespeito ao Estatuto do Idoso”, desabafou o líder da oposição.

Nenhum comentário: