"Sem medo da verdade."

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

ITABAIANA FIRMA CONVÊNIO COM INSTITUTO OFTALMOLÓGICO DE SERGIPE

Após uma visita à cidade Maceió, onde conheceu o projeto de prevenção e tratamento do Glaucoma, uma doença que afeta o nervo óptico, diminuindo o campo visual e podendo levar à cegueira, o Prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo, resolveu trazer o plano para a cidade serrana, e desta forma, beneficiar os Itabaianenses que necessitam de assistência.
Diante do interesse em assegurar a prevenção e o devido tratamento, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, firmou parceria com o Instituto Oftalmológico de Sergipe (IOS), para que a cada quinze dias portadores da doença possam receber os respectivos cuidados, principalmente os usuários mais carentes.
Por se tratar de uma inovação, a princípio os exames serão realizados na Secretaria da Cultura e Cidadania, prédio aonde funcionava a antiga CDL, mas a partir de novembro o atendimento será realizado em uma clínica específica, que ficará situada na Av. Dr. Luis Magalhães, onde funcionava o CAPS.
Vale ressaltar que Itabaiana é pioneira no estado de Sergipe no tocante ao benefício, proporcionando que as pessoas tenham uma maior chance de detecção da doença em tempo hábil. "Com essa assistência, estaremos evitando que muitos cidadãos tenham sua visão atingida, a ponto de perdê-la", disse Luciano Bispo.
A Secretária de Saúde, Lourdes Machado, por sua vez, informou que o Município vai fazer um cadastro de pacientes que tiverem a doença diagnosticada, e que, aquelas que apresentarem outro tipo de anomalia, serão acompanhadas pelos profissionais de saúde da família.

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso será ótimo a nossa cidade... tenho dois parentes que ficaram cegos por conta do glaucoma... o tratamento é caro.. e com este trabalho, avaliação e tratamento, sendo feito pelo SUS... evitaremos que muito Itabaianenses fiquem cegos.

Marcelo Matos disse...

Conheço o trabalho do IOFAL em maceió... parabens!