"Sem medo da verdade."

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

SANTA ROSA DE LIMA VOLTA A FICAR SEM ÁGUA



Sem água corrente na torneira de casa há mais de uma semana, os moradores de alguns povoados do município de Santa Rosa de Lima, distante 40 km de Aracaju, reclamam do serviço prestado pela Deso na região. A população denuncia que é comum faltar água durante dias nesses locais e que mesmo cobrando e alertando a empresa sobre o problema, nada efetivamente foi feito para solucionar o caso.Dessa vez, a população ficou sem água de sexta-feira (4) até a quarta-feira (9) no povoado Areias, um dos mais atingidos. Algumas pessoas afirmaram que desde a semana passada tentaram ligar para a Deso, mas não conseguiram. Apenas na terça-feira o contato foi feito e no dia seguinte a distribuição reestabelecida.“No final de semana eu liguei para o plantão da Deso e não consegui falar com ninguém. Tentei o tempo todo e nada. Só consegui falar com alguém mesmo, na terça-feira (dia 8), quando o rapaz disse que ia mandar uma equipe para cá”, contou o morador José Ivan de Jesus.
A população reclama também que quando uma equipe da empresa vai ao local 'resolver' o problema, muitas vezes a distribuição da água fica normalizada por pouco tempo. “Quando eles chegam aqui mexem lá e água volta. Mas tem vez que em meia hora de relógio a água já acaba de novo. A gente vai beber água como? Só se for de chafariz” reclamou Walderez de Mendonça.De acordo com alguns moradores, o principal fator causador do problema é o sucateamento dosequipamentos utilizados pela Deso na região.
Nossa equipe visitou alguns pontos de distribuição e poços de onde a água é retirada, e pudemos constatar o descaso da empresa e a precária manutenção dos equipamentos. Em um dos locais, onde deveriam ter duas bombas trabalhando, existe apenas uma. Na parte elétrica muitos dispositivos estão soltos e sem funcionar.Nos poços, as tubulações e canos estão enferrujados e há limo por toda a parte. Em um deles, que está desativado, um balde tampa a saída da água e a parte elétrica, segundo os moradores foi 'retirada para que colocassem uma nova, mas não trouxeram de volta ainda'.
A falta de uma boa manutenção nos poços afeta diretamente a qualidade da água que chega à população. “Tem vez que não dá para beber não. É ferrugem pura. O gosto é horrível”´, reclama o morador que não sabe até quando a água chegará na sua casa.

Nenhum comentário: