"Sem medo da verdade."

sábado, 12 de setembro de 2009

EM GLÓRIA, POPULAÇÃO DISCUTE POSSIBILIDADE DE TER CAMPUS AVANÇADO DA UFS NO SERTÃO

Na manhã desta sexta-feira, 11/09, a população de Nossa Senhora da Glória teve a oportunidade de discutir, em reunião aberta promovida pelo Território da Cidadania do Alto Sertão, a implantação de um campus avançado da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no município, com cursos ligados às Ciências Agrárias.
A reunião, que aconteceu no clube da AABB local, contou com as participações de prefeitos, secretários municipais e vereadores da região, da representante da Secretaria de Estado da Educação, Isabel Ladeira, e dos deputados federal Iran Barbosa e estadual Ana Lucia, ambos do PT. O vice-reitor da UFS, Angelo Roberto Antoniolli, que participaria do debate, por conflito de agenda, não pôde participar.
Segundo o vereador de Glória Chico dos Correios, que encampa a luta para trazer um campus para o município desde 2006 – quando entregou um abaixo-assinado com 6 mil assinaturas ao presidente Lula e, posteriormente, mais 36 mil ao então ministro da Educação Tarso Genro, todas em favor do campus em Glória –, a reunião é continuidade da que ocorreu no auditório da reitoria da UFS, no dia 18 de agosto, em que estudantes, movimentos sociais e autoridades discutiram a criação de um campus que atenda às demandas do Alto e Médio Sertão sergipanos.
De acordo com Chico, foram convidados todos os parlamentares estaduais e federais de Sergipe, autoridades da área, prefeitos, vereadores e secretários dos municípios da região, e a população de uma forma geral.

Debates
Depois das explanações das autoridades sobre as necessidades da implantação de um campus da UFS, com sede em Nossa Senhora da Glória, para atender especialmente os filhos de agricultores e pecuaristas da região, foi franqueada a palavra à comunidade, que pode colocar as várias ideias e posições a cerca do campus.
“Colhemos tudo e vamos produzir um documento sobre a reunião. A partir da semana que vem, vamos anexar esse documento à lista dos presentes e encaminhar a toda a bancada estadual e federal de Sergipe, mostrando a necessidade de que esse campus seja construído em Glória e de que eles abracem essa causa”, explicou Chico.
Ainda segundo Chico, existem duas possibilidades de se concretizar o sonho da população da região. “Uma é a implantação do campus, com cursos ligados às Ciências Agrárias, conforme a UFS já demonstrou interesse. Mas essa possibilidade anda meio emperrada. A outra é mobilizar a nossa bancada federal para que, com uma emenda coletiva, possamos conseguir os recursos para construir um Hospital Veterinário em Glória, que poderia ser o embrião para o futuro campus. E isso vai ser articulado pelo nosso companheiro Iran Barbosa, que muito já tem feito por Glória”, informa o vereador.
“Colocamos o nosso mandato para ajudar onde pudermos, para ver esse sonho do povo do Alto e Médio Sertão concretizado. Vamos trabalhar para isso, juntamente com o companheiro Chico e a deputada Ana Lucia, para vermos o melhor caminho a seguir”, disse o deputado federal Iran Barbosa.

Nenhum comentário: