"Sem medo da verdade."

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PREFEITOS DISCUTEM SOLUÇÃO PARA LIXÕES

Através de uma iniciativa do deputado federal Jerônimo Reis (DEM), o presidente da Associação dos Municípios da Região Centro-Sul (Amurces), Antônio da Fonseca Dórea, acompanhado de alguns prefeitos sergipanos, esteve reunido com a direção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Brasília, para discutir a possibilidade da implantação de aterros sanitários.
O técnico de Infraestrutura da Coordenação-Geral de Engenharia Sanitária (Cgesa), Jamaci Nascimento, intermediou a reunião com os prefeitos, que estudam a possibilidade de firmarem um consórcio de municípios para construção de aterros sanitários.
De acordo com o presidente da Amurces, ficou definido que a Funasa e a associação assinarão um Termo Técnico de Cooperação através do qual a fundação custeará os estudos de viabilidade técnica para a implantação de aterros em áreas distintas, bem como a forma de um consórcio que trate o problema do lixo com foco em toda a região.
Antonio Dórea reforçou a importância da parceria ao afirmar que, atualmente, o maior problema que os municípios enfrentam é o lixão a céu aberto. “Por isso procuramos a Funasa para estudar a viabilidade da formação do consórcio”, explicou. Ao final da reunião os prefeitos concordaram em encaminhar um ofício solicitando a cooperação técnica da Coordenação-Geral de Engenharia Sanitária da Fundação.
Consórcio
Jerônimo Reis, que é relator na Comissão de Orçamento da Câmara de um crédito suplementar para a Funasa, disse que propôs o encontro com o objetivo de ajudar os municípios a encontrarem uma solução comum para esse problema. Ele achou positivo o resultado da reunião e disse que ainda hoje (16) estará com o presidente da fundação, Danilo Forte, comunicando a ele o que ficou definido.
Na opinião do parlamentar, através de um consórcio se torna mais fácil encaminhar uma solução. “A grande vantagem é que com o consórcio, os custos serão reduzidos e há possibilidade da Funasa custear toda a implantação. Acredito que a Associação dos Municípios fará a mobilização necessária para conscientizar os prefeitos neste sentido, até porque todos eles estão sendo pressionados pelo Ministério Público em suas cidades para acabar com os lixões”, avalia Jerônimo Reis.
Estiveram na reunião em Brasília os prefeitos de Arauá (Ana Andrade Costa), Areia Branca (Agripino Andelino), Itabaiana (Luciano Bispo), Santo Amaro (Ivaldo Costa) e Ailton Nascimento (São Francisco).

Nenhum comentário: