"Sem medo da verdade."

quarta-feira, 3 de junho de 2009

GOVERNADOR ANUNCIA REAJUSTE 5,53% PARA O FUNCIONALISMOE PRESIDENTE DA CUT CONTESTA MÉTODO UTILIZADO

O Governador Marcelo Déda (PT) anunciou na manhã desta quarta-feira (03), no Palácio dos Despachos, o percentual de reajuste dos servidores públicos do Estado.
O índice de reajuste linear anunciado foi de 5,53%, segundo o governador, o percentual foi obtido com base no índice do Índice de Preços ao Consumidor Amplo– IPCA, do período de compreendido entre maio de 2008 a abril de 2009.
Conforme anunciado, algumas categorias irão receber reajustes diferenciados, à exemplo dos professores, que chegaram a um acordo com o Governo na última segunda-feira, 1º. Além deles, os agentes penitenciários receberão aumento variando entre 10% e 81%, através da incorporação de gratificações. Os peritos criminais também receberão reajuste variando entre 50% e 82%. Já para os defensores públicos, o aumento é de 15% no vencimento base para toda a categoria.
Para os policiais militares, o governador anunciou a incorporação de 15% da Gratificação de Compensação por Serviço Externo (Gracoex) ao soldo, abrangendo também os inativos, além da fixação da carga horária semanal em 44 horas. A partir da nova situação, o aumento concedido para a categoria, a partir da incorporação, varia de 10,07% a 11,79%, e de 15% para os inativos. Este aumento não inclui os 10% que já haviam sido concedidos no início deste ano.
O presidente estadual da CUT, Antônio Carlos Góis, apesar de reconhecer a diferença em relação à política adotada pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) que concedeu um mísero por cento de reajuste enquanto que reajustou em mais de 50% o seu secretariado, questiona o índice método adotado pelo governo.
Segundo Góis, o Índice de Preço ao Consumidor Amplo – IPCA, mede a inflação das famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (hum) e 40 (quarenta) salários-mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos, e residentes nas áreas urbanas das regiões, o que não é o caso da grande e esmagadora maioria dos servidores. O Índice Nacional de Preço ao Consumidor – INPC abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (hum) e 6 (seis) salários-mínimos, ou seja mede a inflação para a camada de renda mais baixa da população, serve inclusive de parâmetro para o reajuste do salário mínimo. No mesmo período acumulou o percentual de 5,83%, destaca.
Em relação ao método, o presidente da CUT critica a metodologia traduzida em anúncio unilateral do chefe do podes executivo, ao invés de um amplo processo de negociação. Diz faltar compreensão por parte do governo quanto ao papel de uma Mesa de Negociação, enquanto instrumento importante de democratização das relações de trabalho no serviço público estadual. Para ele o resultado de uma negociação é um acordo. Anúncio remete a praticas unilaterais que não condizem e em nada contribuem para avançar e cumprir os objetivos pretendidos com a instituição da Mesa de Negociação, protesta. “Negociação mesmo pelo que todos puderam acompanhar ocorreu apenas com a categoria do magistério, que teve as propostas apresentadas pelo governo submetidas à avaliação
da categoria, tendo na última terça-feira, 02 aprovado o acordo” avalia Góis

2 comentários:

Eduardo. disse...

O aumento que o governo concede a todos os trabalhadores não é o suficiente para quem ganha salário mínimo e que tem um desconto de 17 %,no entanto ajuda.Esperamos que o governo atual possa valorizar ainda mais o trabalhador concedendo um nível percentual maior ao novo salário mínimo que será dado no ano de 2.010.

Eduardo. disse...

O aumento que o governo oferece a todos os trabalhadores do Estado de Sergipe não é o suficiente mas ajuda.Esperamos que em 2.010, o governador Marcelo Déda possa dar um nível percentual maior para o salário que já entrará em vigor em 2.010