"Sem medo da verdade."

sexta-feira, 17 de julho de 2009

MEDO EM ITABAIANA

E agora, quem poderá nos defender? Chapolin Colorado?

Vivemos momentos críticos em Itabaiana. A cada dia, fatos desagradáveis ocorrem relacionados à precariedade na Segurança pública.
Precisou que o prefeito fosse ao Secretário João Eloy e o Dep. Arnaldo Bispo fazer um discurso na tribuna da Assembléia, para que o governo do estado tivesse misericórdia para mandar reforço para Itabaiana. Para os sergipanos terem uma idéia, nos últimos dias tivemos polícia na terra e no ar, mais mesmo assim, vândalos teimam em tirar a tranqüilidade dos comerciantes, de senhores e senhoras da zona urbana e da zona rural de Itabaiana. No final da tarde de quinta 16, ocorreu uma ousadia absurda em pleno centro da cidade. O nosso Francisco Vilobaldo de Oliveira, Chico do Cantagalo homem por demais conhecido da Crônica Esportiva de Sergipe, por presidir o cinqüentenário time do Cantagalo, time esse que projetou vários atletas e que é reconhecido pelo Ministério da Educação, foi surpreendido no interior de sua residência, por um elemento que sempre ele dava uns trocos. Provavelmente, sob uso da maldita e avassaladora droga que vem dilacerando famílias em Itabaiana, acabou atingindo com disparos de revólver, Chico e seu irmão Getúlio. O meliante tentou fugir conduzindo uma Moblilette, mais foi alcançado por um policial que transitava na área numa ação isolada. Este foi reagir à ordem de prisão, foi alvejado e morto em seguida. Infelizmente, minutos após dar entrada no hospital de Itabaiana, o quadro clínico de Chico evoluiu a óbito. Chico do Cantagalo era um dos homens de bem de Itabaiana. Chico quando se dirigia a algum amigo ou conhecido, usava a seguinte frase: Como vai a família? E a família vai bem? Com muita, indignação lhe respondo:: A família itabaianense vai muito mal Chico, com um sentimento de revolta em saber que homens de bem como você, são tirados do nosso convívio de forma estúpida. Desta vez, esse indivíduo levou a pior. Um pedreiro está trabalhando, machuca o pé, foi um acidente de trabalho, o marceneiro usando o martelo, acerta o dedo, foi um acidente de trabalho, o vagabundo que tira o sossego e a vida das pessoas, é perseguido, reage à prisão é atingido e morto, foi um acidente de trabalho.
Não precisamos de paliativos, governador Marcelo Déda. Precisamos de ações emergentes e permanentes na área de Segurança pública. Estão tratando Itabaiana, como se fosse um município de cinqüenta anos atrás. Se o seu governo não sabe, Itabaiana é o município com a maior economia do interior do estado, e precisa ser olhada com bons olhos e mais atenção o mais rápido possível. Seu governo é descompromissado com Sergipe e com Itabaiana, e podemos comprovar com fatos: Temos uma delegacia regional, que teve seu prédio mudado de local há quase dois anos com o objetivo de reforma. O prédio antigo ta lá para quem quiser ver, do mesmo jeito, nada foi feito. Dispomos de um Batalhão Militar, aonde tínhamos o Comandante Enilson que estava fazendo um excelente trabalho. Tiraram Enilson de Itabaiana e de quebra levaram quatro viaturas. Temos aqui uma guarnição dos bombeiros, que nos últimos dias deixou de contar com as duas ambulâncias que servia para a ação dos bombeiros. Hoje pasmem os senhores, para que os bombeiros haja em qualquer resgate, tem que pedir a ambulância da prefeitura. O estado alugou um prédio há uns dois anos, com o objetivo de instalar o Ipes, o prédio está fechado. O Ipes permanece no mesmo local há mais de vinte e cinco anos, atualmente em situação precária, o estado ta pagando o aluguel de outro imóvel em vão, a troco de nada. Nenhuma reforma foi feita para estruturar o Ipes.
O município que tem o maior número de veículos do estado, dispõe de um Ciretran que recebe do Detran de Aracajú, computadores que são umas verdadeiras sucatas que a todo instante dá problema. São computadores sem prestar e impressoras com defeitos, inclusive sem tinta nos cartuchos. Vamos fazer uma bolsinha para colocar tinta nos cartuchos Fica claro por essas e outras a falta de compromisso desse governo para com esse município.
Governador deixe de discurso furado e comece não a gastar, mais a investir o dinheiro dos nossos impostos. Impostos esses que em uma boa parcela é recolhido dos itabaianenses que produz e gera emprego e renda para esse estado. Seu governo está entrando para a história como o pior governo de todos os tempos, no quesito segurança pública. Antes os cidadãos, ficavam presos com medo dos bandidos, hoje nem dentro de casa estamos seguros. É o cidadão de bem, apavorado e os bandidos deitando e rolando. Quando o prefeito deste município vai há imprensa e diz que a cidade está abandonada pelos que fazem a segurança e que os bandidos estão deitando e rolando, setores da imprensa criticam ferozmente o prefeito Luciano Bispo por tais afirmações. É para dizer o que? Que estamos a mil maravilhas? Tem que mexer mesmo na ferida para ver se esse governador acorda do seu berço esplêndido e parte para a prática, pois o seu discurso falacioso ninguém suporta mais, chega a doer nos ouvidos.
Pedimos proteção ao pai celeste que está acima de tudo e de todos, que proteja nossa cidade.
Volto a perguntar ao governador Marcelo Déda: E agora quem poderá nos defender? Chapolin Colorado, super-herói trapalhão personagem de Roberto Bolaños?
POR EMAIL - LUCIVALDO ANDRADE

Nenhum comentário: