"Sem medo da verdade."

segunda-feira, 20 de julho de 2009

JOÃO ELOY DETERMINA OCUPAÇÃO EM ITABAIANA

O secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, vai despachar durante esta segunda-feira, dia 20, em Itabaiana, ao lado de toda a cúpula da Secretaria da Segurança Pública (SSP). A transferência simbólica da sede administrativa da SSP marca o início de um planejamento para a implementação de ações operacionais e estratégicas permanentes e incisivas na cidade. A decisão foi tomada em reunião que aconteceu na manhã do domingo, dia 19, no gabinete do secretário João Eloy.
A determinação do secretário da Segurança Pública, seguindo orientação do governador Marcelo Déda, é a de envolver quase todas as unidades operacionais da SSP em Itabaiana, atuando com as ferramentas de inteligência e empregando o aparato policial para desenvolver os trabalhos ostensivos e preventivos no município.
A proposta é maximizar e renovar a atuação da Segurança Pública na cidade. O planejamento, que começa a ser empregado já nesta segunda-feira, foi dividido em duas partes. Em um primeiro momento, já serão enviadas equipes do Grupamento de Ações Táticas no Interior (Gati), com duas guarnições atuando exclusivamente em Itabaiana. Parte do efetivo do Grupamento Especial Tático de Motocicletas (Getam) também será destinada para a cidade, principalmente para combater os crimes praticados por motoqueiros. Policiais do Grupamento Tático Aéreo (GTA), Comando de Operações Especiais da PM (COE) e Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) estarão desenvolvendo ações constantes na cidade.
O secretário João Eloy
O Departamento de Investigações de Narcóticos (Denarc) estará atuando com os serviços de inteligência das duas polícias para combater o tráfico de drogas na região. O secretário João Eloy ainda determinou ao comandante da Polícia Militar e ao superintendente da Polícia Civil o emprego contínuo de unidades especializadas das forças policiais. Outra medida é o levantamento de mandados de prisão e análise criteriosa dos inquéritos policias, em um trabalho em conjunto com o Judiciário, para combater todos os tipos de crimes e contravenção. “Vamos expulsar de Itabaiana e promover a prisão daqueles que tem qualquer vínculo com a criminalidade. Seremos contundentes na tomada de decisões, porque temos compromisso com a população sergipana”, destacou João Eloy. Já na segunda fase do planejamento, a SSP vai reestruturar a Delegacia Regional de Itabaiana e o 3º Batalhão da PM, promovendo reformas e adequando os prédios para o bom atendimento ao público e proporcionar uma maior eficácia para os trabalhos policiais. O setor de obras e manutenção da Secretaria foi acionado para a construção de um heliponto [local destinado para o pouso da aeronave do GTA] na unidade da PM e a colocação de carceragens na Delegacia Regional de Itabaiana.
Outra medida que já foi deflagrada pelo Departamento Administrativo e Financeiro da SSP foram os procedimentos para a implementação do projeto do Circuito Interno de TV (CFTV) em pontos estratégicos da cidade, a fim de subsidiar a atividade ostensiva da PM e os inquéritos policias trabalhados pela Polícia Civil. Com estas ações, a SSP prevê um acréscimo de 50 integrantes das polícias Civil e Militar no dia-a-dia da cidade, por conta da atuação de unidades especializadas. As duas etapas do planejamento deverão ser executadas num prazo de 40 dias.

Nenhum comentário: