"Sem medo da verdade."

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

GOVERNO REUNIRÁ GESTORES MUNICIPAIS PARA FALAR SOBRE DENGUE

A Secretaria de Estado da Saúde – SES - vai reunir nesta quinta-feira, 15, secretários municipais de saúde e coordenadores de vigilância epidemiológica das 75 cidades sergipanas para discutir o plano de combate à dengue em cada município. O encontro contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, e será realizado a partir das 8h30, no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho - Huse.
O plano tem três eixos: mobilização e comunicação; controle do vetor e assistência ao paciente. O primeiro eixo espera contar com a participação da população. Para informar a sociedade acerca dos cuidados que devem ser tomados, estão sendo encaminhadas às residências de cada cidadão cartilhas educativas. A veiculação de campanhas no rádio e na TV também integra as ações.
No que se refere ao controle do vetor, a tarefa conta com o envolvimento direto da SES que contratou 600 agentes de endemias para atuar nos 75 municípios sergipanos e adquiriu mais 15 carros fumacê para auxiliar no combate ao mosquito em sua fase adulta, somando-se aos dez veículos já existentes.
Paralelo às medidas preventivas, o Governo de Sergipe também se preparou para atender os casos e manter sob controle o fluxo de pacientes numa eventual epidemia de dengue em 2009. Médicos e enfermeiros do PSF do interior e da capital, bem como os profissionais dos hospitais regionais, públicos e privados de Aracaju, participaram, no início de dezembro, da capacitação sobre atendimento aos casos suspeitos e confirmados nas redes de Atenção Básica e Hospitalar.
Já no prédio da Maternidade Hildete Falcão Baptista, foi instalado o Centro Hospitalar para Pacientes com Dengue, que possui 100 leitos disponíveis e capacidade para atender 300 pessoas por dia. A unidade, em funcionamento desde 23 de dezembro, vem dando suporte ao HUSE de modo a não sobrecarregá-lo no período que compreende o ciclo epidemiológico da doença. Com informações da ASN

Nenhum comentário: