"Sem medo da verdade."

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

ALEX ROCHA FIRMA CONVÊNIO PARA ABERTURA DOS MUSEUS DE SÃO CRISTÓVÃO

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Governo do Estado estão avançando na discussão sobre o funcionamento regular dos museus e igrejas da cidade do município, reconhecido como o quarto mais antigo do Brasil. Na última segunda-feira, 19, o prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha, os secretários de Estado do Turismo, João Augusto Gama, e da Cultura, Luiz Alberto, e o presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), José Roberto, decidiram firmar um convênio para possibilitar a abertura regular dos museus e igrejas da cidade.
Dona da Praça de São Francisco, conjunto arquitetônico candidato ao selo Unesco de Patrimônio da Humanidade, a cidade de São Cristóvão apresenta grande potencial turístico. A abertura dos museus e igrejas em dias e horários com programação fixa vai evitar eventuais transtornos para os turistas que vão conhecer a cidade e acabam se deparando com os locais fechados.
Para o presidente da Emsetur, José Roberto, este seria um grande passo em relação à atual situação. “Assim como Laranjeiras, a cidade de São Cristóvão possui um rico patrimônio histórico e cultural que não pode ser negligenciado. Com esses locais de visitação fechados, toda a cadeia do turismo fica prejudicada”, disse, ressaltando que, de modo articulado, estes e outros problemas são passíveis de solução em curto prazo.
Catamarã no Vaza-Barris
Outro tema abordado na reunião foi a licitação que dará concessão de funcionamento para um catamarã fazer roteiro pelo rio Vaza-Barris, num percurso entre as cidades de Aracaju e São Cristóvão. O atual atracadouro do município de São Cristóvão, no entanto, não possui condições de funcionamento. Para solucionar esse problema, a prefeitura da cidade elaborou projeto de construção de um novo atracadouro e está buscando recursos para sua concretização.
O prefeito Alex Rocha vai apresentar o projeto ao secretário João Gama e o presidente da Emsetur, José Roberto. A idéia é que, após os estudos necessários, a iniciativa seja encaminhada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) para análise do Ministério do Turismo (MTur). “O projeto já está pronto e esperamos executá-lo o mais breve possível”, afirmou o prefeito de São Cristóvão.
Segundo o secretário João Gama, esse é o momento ideal para alavancar o turismo na quarta cidade mais antiga do país. “Temos uma determinação do governador para impulsionar o turismo nos locais que apresentam grande potencial e a cidade de São Cristóvão, com toda sua história e cultura, preenche esse requisito”, afirmou.

Nenhum comentário: