"Sem medo da verdade."

segunda-feira, 14 de abril de 2008

MPF/SE ACOMPANHA CONFLITO EM BREJO GRANDE

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) tem acompanhado o conflito fundiário envolvendo posseiros tradicionais e supostos fazendeiros, no município de Brejo Grande, a 137 km de Aracaju. Ontem, representantes do MPF/SE e do Incra/SE estiveram na comunidade de Resina, colheram uma série de depoimentos dos moradores e registraram com fotos e filmagens toda a área de conflito.
Um relatório detalhado da situação foi encaminhado ao procurador Bruno Calabrich, que acompanha pessoalmente o caso. Ele já realizou reuniões com diversos órgãos públicos e espera, para os próximos dias, o recebimento de laudos técnicos da região que as entidades se comprometeram em elaborar.
Conforme estabelecido em reunião presidida pelo MPF e realizada no dia 4 de março, o Incra solicitaria à Secretaria de Estado do Planejamento cópia do mapeamento digital da área de Brejo Grande. De posse desse material, um grupo de trabalho formado pelo Incra, Ibama, Gerência do Patrimônio da União, Adema e Deagro realizará a identificação preliminar das áreas públicas da União e as de preservação ambiental naquela região. O MPF aguarda o resultado dessas providências.
O procurador Bruno Calabrich, informado de supostas ameaças e casos de violência na área de conflito, disse não aceitar esse tipo de comportamento, de quem quer que seja. “Estamos atentos, acompanhando os fatos. Se for o caso, o MPF não hesitará em determinar a intervenção da Polícia Federal. Mas esperamos que não seja necessário o uso da força policial”, disse o procurador.


Nenhum comentário: