"Sem medo da verdade."

terça-feira, 22 de março de 2011

Deputada Maria Mendonça pede apoio dos colegas para a campanha 'A hora do planeta'‏

A deputada estadual Maria Mendonça pediu o apoio dos colegas parlamentares para a campanha 'A hora do planeta', ato marcado para o próximo dia 26, sábado, às 20h30, quando os participantes em todo o planeta vão apagar as luzes por uma hora. "O mundo vai parar, vai apagar as luzes e mostrar a importância da preservação da vida e dos recursos naturais", explicou a parlamentar.
  Maria Mendonça disse que o Dia Mundial da Água é de grande importância. A Campanha da Fraternidade, obsevou a parlamentar, é um tema voltado para cuidar da vida no planeta. "A campanha da Fraternidade faz um apelo a cada um de nós com o coletivo e com a humanidade. O tema foi buscar em Romanos, capítulo 8 e versículo 22, o seu lema. 'A criação geme com dores de parto', como que alertasse para que tipo de planeta que estamos gestando ao longo dos tempos".
A CNBB soube, com sensibilidade e sabedoria, compromisso ético e cristão, afirma Maria Mendonça, trazer um tema comprometido com o planeta. "Viver de forma plena como Cristo falou. Sair de dentro de si e manter o olhar voltado para o outro".
A deputada disse que cada um deveria avaliar o grau de comprometimento com a destruição. "Somos tolos, insensíveis, ignorantes? Como temos nos comportado diante de um quadro que se constitui uma ameaça à vida humana", questionou. Segundo ela, todos estão cegos pela ganância. "Não preparamos o terreno nem para nós e nem para os que virão. Contaminamos alimentos, surgem estranhas e novas doenças e matamos as espécies", alertou.
"Como cidadãos temos que contribuir com zelo pelo planeta, em casa, no trabalho, com práticas que se configurem cuidadoscomo o planeta, com o uso apropriado da água", destacou Maria Mendonça, que pediu aos colegas deputados que adotassem posturas diárias que reforçassem o tema da Campanha da Fraternidade. "Acredito que possamos reverter o caos que vem, desde Romanos 8,22, se instalando no planeta se olharmos para ele como a feliz morada de todos nós, enquanto nele habitamos".
 
A parlamentar sugeriu que a Assembleia Legislativa adotasse procedimentos comuns ao Tribunal de Justiça, que já adota e divulga posturas e procedimentos que mostram zelo com o planeta. "Algumas sugestões, como utilizar o papel reciclado, como oficial, utilizando frente e verso na sua impressão. Reduzir o consumo de energia, desligar os computadores e o ar condicionado em salas vazias, manter as torneiras fechadas, controlar o uso das mesmas e, em caso de vazamento, comunicar o responsável para o conserto imediato", citou.
A deputada sugeriu ainda a coleta de baterias de celulares, pilhas e outros materiais que exigem procedimentos cuidadosos quando da sua utilização. "Outras medidas poderão ser adotadas, mas os deputados devem sugerir e contribuir com essas e outras medidas". Maria Mendonça disse que o mundo vai parar, apagar as luzes no dia 26, um sábado, das 20h30 às 21h30. "Será no Mirante da 13 de Julho. Haverá uma manifestação, levem velas e lanternas. Vamos contribuir com a paralisação do mundo, com o apagar das luzes. Cada um divulgue essa ideia, coloque em via pública e chame a atenção para o cuidado com o planeta. Sergipe precisa apagar as luzes no dia do protesto".

Nenhum comentário: