"Sem medo da verdade."

quarta-feira, 30 de março de 2011

DEPOIMENTO OFICIAL DO GOVERNADOR MARCELO DÉDA SOBRE O FALECIMENTO DO EX-VICE-PRESIDENTE JOSÉ ALENCAR

O Brasil sofreu hoje uma gigantesca perda. A morte de José Alencar abre um espaço difícil de ser preenchido na vida pública nacional.
Um dos maiores empresários do Brasil, José Alencar não hesitou diante do convite para ocupar a Vice-Presidência na chapa liderada por Lula,  um operário, líder de um partido de esquerda, com uma história construída nas lutas dos trabalhadores. Com visão estratégica e grande discernimento, ele compreendeu que ali se jogava o futuro do Brasil e que sua presença na chapa seria uma verdadeira âncora, estabilizando a disputa e ajudando a afastar preconceitos.
Eleito vice-presidente, José Alencar manteve-se fiel à sua biografia e leal ao projeto que abraçara. Nacionalista, defensor da produção, nunca deixou de criticar os juros altos, mas não permitiu que questões pontuais prejudicassem sua excelente relação com o presidente Lula. Nos momentos mais críticos do Governo Lula, diante de uma oposição enfurecida que apostava todas as suas fichas na desestabilização do governo, revelou o seu espírito público e a sua grandeza de caráter, mantendo incondicional apoio ao presidente e afastando o canto das sereias golpistas do seu gabinete. Foi, portanto, o grande parceiro de Lula, responsável também pelos extraordinários resultados alcançados pelo Brasil nos últimos oito anos.
Atingido por grave enfermidade, voltou a dar exemplo de fé na vida. Resistiu brava e dignamente ao câncer, lutando com todas as suas forças até o dia de hoje. Fez dezenas de cirurgias, atravessou momentos de grande sofrimento, mas jamais se ouviu um lamento da sua boca, só palavras de otimismo e coragem que serviram de inspiração e alento para todos nós.
Eu mesmo fui beneficiado pela sua solidariedade quando, internado no Hospital Sírio Libanês, recebi o alento da sua visita, portadora de estímulo e de esperança. Amigo de Sergipe, solidário à luta dos sergipanos e entusiasta do desenvolvimento do Nordeste, José Alencar será lembrado com saudades por todos nós.
Nesse momento de tristeza, dirijo-me à sua família para transmitir os meus sentimentos e as homenagens do povo sergipano.
A presença de José de Alencar na vida brasileira foi marcante e digna da tradição das Minas Gerais; sua ausência será sentida. Mas, nos conforta a presença imorredoura do seu exemplo de empreendedor vitorioso, político honrado, vice-presidente leal, ser humano bondoso, brasileiro apaixonado por sua pátria.
Que Deus o acolha e conforte a sua família.

Marcelo Déda
Governador do Estado de Sergipe

Nenhum comentário: