"Sem medo da verdade."

quarta-feira, 16 de março de 2011

CAMINHADA COMEMORA DIA DA SINDROME DE DOWN

A tarde de domingo será especial para a pessoa com Síndrome de Down. Pais, familiares e amigos se reúnem no Calçadão da Praia 13 de Julho para participarem de uma caminhada com destino ao Parque da Sementeira, que tem como objetivo celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março. “Esperamos reunir pelo menos 300 pessoas”, estima a promotora de Justiça da 7ª Promotoria Distrital, Ana Galgane Paes.
Membro da Comissão Cidown (Cidadão Down), Ana Galgane Paes lembra que a caminhada foi incluída pela Prefeitura de Aracaju nas comemorações do aniversário da capital - celebrado no dia 17 de março -, que este ano completa 156 anos. “É o reconhecimento da luta que travamos pela inclusão social da pessoa com Síndrome de Down”, opinou a promotora de justiça.
Os participantes da caminhada estarão estampando no peito uma mensagem que retrata o que esperam pais, familiares e amigos da pessoa com Síndrome de Down: “Deixe o respeito vencer o preconceito”. A Comissão Down conclama para que todos os participantes vão ao evento de camiseta branca.
No Parque da Sementeira, todos irão desfrutar das atrações “Casa do Zé” e Orquestra Sinfônica de Sergipe. “Será uma tarde muito agradável, principalmente para os homenageados. Por isso, gostaríamos de convidar todos os pais que têm filhos com a Síndrome de Down a vir ao parque com eles”, conclamou Ana Galgane Paes.   
As comemorações pelo Dia Internacional da Síndrome de Down se estendem à segunda-feira, dia 21, quando será proferida palestra pelo médico Byron Emanuel de Oliveira Ramos. Ele vai abordar o tema “Direitos da Pessoa com Síndrome de Down”, a partir das 19 horas, no auditório do Conselho Regional de Odontologia, na rua Vila Cristina, 589.
Ao final da palestra, será eleita por aclamação na nova diretoria da Cidown. A chapa é liderada pela biomédica Sheila Cristina Fernandes, e tem como vice-presidente a pedagoga Carla Eugênia Nunes Brito.

Nenhum comentário: