"Sem medo da verdade."

terça-feira, 16 de março de 2010

WANDERLÊ DENUNCIA POLUIÇÃO AMBIENTAL NO JATOBÁ


Em pronunciamento realizado na sessão plenária desta segunda-feira, 15, na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Wanderlê Correia (PMDB) denunciou a contaminação ambiental que vem ocorrendo no Povoado Jatobá, no município da Barra dos Coqueiros. Segundo o parlamentar, existe um produto químico conhecido como coque de petróleo, que é utilizado como combustível nas caldeiras de fabricação de cimento da empresa Votorantim, que é armazenado em um terreno de responsabilidade da Companhia Vale do Rio Doce, liberando uma poeira de cor preta que atinge toda a região, num raio de mais de cinco quilômetros.
“Quando estive na comunidade, após ser procurado por moradores, pude perceber que esse produto parece uma borra de carvão, a qual é levada pelo vento, impregnando residências, vegetações, incluindo árvores frutíferas, como é o caso das mangabeiras, muito cultivadas na região. Temos conhecimento de que esse material é usado em outras regiões no país, só que são tomados cuidados técnicos para se evitar o problema que ocorre aqui na Barra dos Coqueiros”, afirmou.
Após apresentar uma série de imagens fotográficas feitas no local, o Professor Wanderlê declarou que os estudos que realizou sobre o coque de petróleo confirmam que o mesmo pode causar sérios riscos à saúde humana, a exemplo de irritações na pele, garganta, narinas, além do fato de que a exposição prolongada aos seus efeitos pode provocar intoxicação e graves danos ao sistema respiratório, conforme exames realizados com animais em laboratório. “Não estamos aqui querendo que a empresa pare de utilizar o material, mas é imprescindível que sejam tomadas medidas urgentes no sentido de que sejam evitados os efeitos danosos que são visíveis. Basta que se vá ao local para ver as evidências”.
Ao finalizar o seu discurso, Wanderlê informou que foi feita uma coleta de amostras do material na localidade, por técnicos do ITPS, com a presença do parlamentar, de representantes das empresas envolvidas e de moradores da comunidade, cujos resultados estão sendo aguardados para os próximos dias. “No próximo dia 18 de março estaremos participando de uma audiência com o Ministério P[úblico, no Fórum da Barra dos Coqueiros, quando será tratado do problema em questão. Temos certeza de que o bom senso prevalecerá e encontraremos uma solução que acabe com este sofrimento das famílias residentes no Povoado Jatobá”, concluiu.

Nenhum comentário: