"Sem medo da verdade."

segunda-feira, 8 de março de 2010

ALEIDA GUEVARA PARTICIPA DE SEMINÁRIO EM SERGIPE

Após ter de cancelar sua vinda a Sergipe em agosto do ano passado por motivos de doença, a médica Aleida Guevara March, filha do revolucionário cubano, Ernesto Che Guevara, estará em Umbaúba na próxima sexta-feira (14) para participar do seminário “O Socialismo frente à crise econômica mundial”. A promoção do encontro é do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) de Sergipe, que conta com o apoio da prefeitura municipal para a sua realização. O seminário terá início às 20h30.Essa é a primeira vez que a filha de Gue estará em Sergipe. Além do seminário, a médica cubana visitará as instalações da Clínica de Saúde da Família Doutor Ernesto Gue Guevara, que foi construída numa parceria entre prefeitura e o governo estadual, e deverá ser inaugurada em breve. Para o prefeito Anderson Fontes Farias, o Professor Anderson (PT), este será um momento impar não só para o município, mas todo o estado. “Infelizmente não pudemos contra com Aleida naquele primeiro momento, mas acredito que não teremos nenhum problema dessa vez. Sem sombra de dúvida vai ser uma momento especial para Sergipe, pois se trata de uma das cinco palestrantes mais requisitadas do mundo, segundo o jornal francês Le Monde. Por isso, será uma honra para nós, sergipanos, recebê-la em nosso estado”, diz.
Clínica
Em relação ao nome que será dado à clínica de saúde, o prefeito alega que não poderia haver maior homenagem, pois se trata de um homem que colocou sua vocação médica a serviço dos mais pobres, daqueles que não tinham acesso a uma saúde de qualidade e eficiente. “Gue representa todo o humanismo, toda a solidariedade que pode haver em um ser humano. Trabalhou sempre de graça, de forma voluntária, atendendo exclusivamente aos pobres. Colocar o nome da clínica de Doutor Ernesto Gue Guevara é mais do que uma homenagem, é reconhecer e assumir esse espírito humanista do revolucionário cubano, algo que muita gente, infelizmente, não tem coragem”, frisa o prefeito.
Na programação da visita, Aleida Guevara visitará as instalações da clínica às 20h. O seminário será aberto meia hora depois na praça Santo Antônio.
Médica e voluntária
Aleida Guevara é a segunda filha de Che, a primeira do seu casamento com Aleida March. Che estava na China em meio a uma viagem diplomática no momento em que Aleida nasceu em 24 de novembro de 1960. Quando seu pai foi assassinado, ela estava com seis anos. Médica pediatra, Aleida, hoje com 49 anos, atuou como voluntária internacionalista por dois anos em Angola e um na Nicarágua nos anos 80. Tem duas filhas.

Nenhum comentário: