"Sem medo da verdade."

quinta-feira, 4 de março de 2010

SERGIPANAS PARTICIPARÃO DA 10ª MARCHA DAS MULHERES

Com apoio da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE), no próximo dia 8 de março, as mulheres sergipanas de todas as raças, credos e funções sociais estarão organizadas para a anual Marcha das Mulheres, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A concentração será na Praça da Bandeira, às 14 horas, de onde a marcha feminina seguirá em direção ao Centro da cidade, passando pelas principais ruas e avenidas, levantando temas como a autonomia econômica das mulheres; bem comum e serviços públicos; paz e desmilitarização e a violência contra as mulheres.
O ato é concomitante à 10ª Marcha Internacional das Mulheres, que este ano será realizada no Brasil, de 8 a 18 de março, com início da caminhada em Campinas, São Paulo, rumo à capital paulistana. Segundo o Comitê Organizador da Marcha em Sergipe, 50 mulheres sergipanas participarão da marcha em São Paulo. Elas sairão no dia 06 de março, da sede da CUT /SE.
Para Conceição Branco, Secretária de Mulheres da CUT/SE e integrante do Comitê Organizador da Marcha, esse é o espaço de reflexão e reivindicação. “Precisamos mostrar para a sociedade que estamos lutando pela igualdade de direitos e pela liberdade de sermos plenamente mulheres”, disse.
Desde o mês de janeiro que diversas representações de entidades, juntamente com a Secretaria estadual da CUT, participam de reuniões na sede da Central para a organização da marcha em Sergipe.
“Não temos dúvidas que esta será a primeira e grandiosa Marcha Estadual que faremos. No dia 26 de fevereiro, organizamos um Encontro Estadual preparatório, neste encontro discutimos os temas da Marcha Mundial: Pela autonomia econômica das mulheres; por um mundo sem violência contra as mulheres; contra a privatização da natureza e dos serviços públicos; e pela paz e desmilitarização.
Durante esta semana, na CUT, as mulheres estão confeccionando materiais que serão utilizados tanto na Marcha Mundial como na Marcha Estadual.
Como nasceu – A Marcha Mundial das Mulheres foi iniciada no ano de 1995, em Quebec, no Canadá, quando 850 mulheres marcharam 200 quilômetros, pedindo, simbolicamente, “Pão e Rosas”.
No ano de 2000, nasce a Marcha mundial de Mulheres como uma grande mobilização que reuniu mulheres do mundo todo em uma campanha contra a pobreza e a violência.
A Marcha busca construir uma perspectiva feminista afirmando o direito à auto-determinação das mulheres e a igualdade como base da nova sociedade que lutamos para construir.
De 8 a 18 de março, acontecerá a ação internacional da Marcha Mundial das Mulheres. Será uma marcha entre as cidades de Campinas e São Paulo, com 3 mil mulheres, organizadas em delegações de todos os estados em que a MMM está presente. Será uma grande ação de denúncia, reivindicação e formação, que pretende dar visibilidade à luta feminista contra o capitalismo e a favor da solidariedade internacional, além de buscar transformações reais para a vida das mulheres brasileiras.

Nenhum comentário: