"Sem medo da verdade."

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

VEREADORES DE LAGARTO REIVINDICAM INSTALAÇÃO DE GASODUTO

Uma comissão formada por vereadores do município de Lagarto se reuniu com a diretoria da Sergipe Gás S/A (Sergás), em Aracaju. Os parlamentares reivindicaram a instalação do gasoduto na cidade. O gás canalizado é um antigo desejo dos empresários de Lagarto, principalmente dos que investem no setor industrial, e representa uma esperança de desenvolvimento para a população.Atualmente, de acordo com a Sergás, seis municípios, além da capital, são atendidos pela distribuição de gás canalizado: São Cristovão, Nossa Senhora do Socorro, Carmópolis, Estância, Itaporanga D’Ajuda e Rosário do Catete. Os parlamentares acreditam que Lagarto também tem um grande potencial consumidor do produto.“Tenho certeza que quando o gasoduto chegar em Lagarto, o consumo por lá vai ser bem maior do que o dessas cidades. Lagarto é uma cidade grande e vai crescer ainda mais com o gás canalizado”, defendeu o vereador Euzébio de Jesus (DEM). A geração de emprego e renda e o desenvolvimento do comércio e da indústria local foram os principais argumentos dos vereadores para justificar a necessidade do investimento. Segundo Joselmo Fontes Alves (PSC), a cidade já chegou até a perder uma indústria por não ter sistema canalizado de distribuição de gás.“Na época que os investidores deixaram Lagarto, um dos argumentos que usaram foi de que o município não tinha como oferecer o gás canalizado. E que eles tinham que ir para uma cidade onde tivesse, e assim fizeram”, lamenta Joselmo.
Comissão
A direção da Sergás foi bastante receptiva à ideia dos vereadores. Na reunião, o presidente da instituição, Akira Ota, sugeriu que uma comissão formada por técnicos da Prefeitura de Lagarto, do governo do Estado e da Sergás, fizesse um estudo para que seja analisada a viabilidade da obra. “Vamos aprofundar essa relação para começar a fazer esse relatório e analisarmos a viabilidade do projeto. Se for possível e for um bom negócio para a cidade de Lagarto e para a Sergás, levaremos o gás até lá”, disse Akira Ota aos vereadores.
Durante a reunião, os diretores da Sergás apresentaram aos vereadores alguns dados sobre o possível projeto que levará o gás até o município da região Centro Sul. O gasoduto teria uma extensão de 45 km e o custo da obra ficaria em torno de R$ 2 milhões. Para garantir o investimento, o município teria que consumir pelo menos 63 mil m3 de gás por dia.
Interiorização do Gás
O diretor técnico e comercial da Sergás, Ivonez Lourenço dos Santos, disse aos vereadores que um dos objetivos da empresa é aumentar a distribuição de gás canalizado para os municípios do interior. O que fez aumentar ainda mais as esperanças dos parlamentares lagartenses.“Nós temos interesse na interiorização do gás. Tudo tem que ser feito de forma planejada e observando a viabilidade. Mas temos o objetivo de levar esse gás para os municípios do interior”, garante Ivonez.
Os parlamentares saíram otimistas da reunião e esperam ter o quanto antes a cidade abastecida pelo gás canalizado. “Estamos confiantes que vamos trazer mais esse benefício para Lagarto. Com o pé no chão e um passo de cada vez a gente chega lá”, lembrou Carlos da Brasília (PT), que foi apoiado pelo colega Gustinho Ribeiro (PV). “Será uma obra de grande importância e trará benefícios para todos os moradores”, completa.

Nenhum comentário: