"Sem medo da verdade."

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

CAÃ REPRESENTA SERGIPE EM EXPOSIÇÃO NO SENADO

A obra “Moleque Safado”, óleo sobre tela do artista plástico Caã, está representando o Estado de Sergipe na mostra Artistas Brasileiros 2009, promovida anualmente pelo Senado Federal. O artista foi selecionado pela Senadora Maria do Carmo Alves (DEM) e foi a única indicação do Estado para a mostra deste ano.
Caã é o nome artístico com que Ronaldo Gomes de Oliveira assina suas telas desde 1972, quando descobriu identificação com a arte da tribo indígena dos Caãs, no uso de lama e areia para a projeção de pinturas momentâneas em pedras e nos corpos.
Filho do artista plástico José Inácio, Caã não teve inicialmente o reconhecimento do pai quanto ao seu talento nato, dada a aversão que lhe causava a hipótese do filho vir a ser pintor, como ele, o que o impediu de lidar com materiais mais adequados a registrarem a qualidade de seus feitos. Na apresentação que faz do artista, a Senadora Maria do Carmo diz que a pintura de Caã revela a sensualidade escondida na cabocla sergipana e que sua obra provoca emoções. Diz ainda que o artista possui uma temática variada, mas sempre inspirada na paisagem, nos tipos, nos costumes e na vida do sertanejo.A mostra Artistas Brasileiros 2009 estará aberta ao público até o dia 6 de dezembro, no Salão Branco do Palácio do Congresso Nacional.
*Claudio Nunes

Nenhum comentário: