"Sem medo da verdade."

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

AVIÃO PRESIDENCIAL TERIA TRANSPORTADO 'LULINHA' E MAIS 15 AMIGOS À BRASÍLIA

Apelidado de Sucatinha, o Boeing 737 da Presidência teria transportado de São Paulo à Brasília o empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e mais 15 amigos. Segundo reportagem do jornal "Folha de S. Paulo", o voo ocorreu na primeira quinzena de outubro.
Ontem o Palácio do Planalto confirmou a presença de Lulinha no avião, mas não forneceu a lista de passageiros que foi transportada pelo Sucatinha. De acordo com assessores, a lista é reservada e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem o direito de convidar pessoas para vir a Brasília para se encontrar com ele.
A Presidência informou que o avião estava em procedimento de treinamento em São Paulo e que foi solicitado pelo Banco Central para que o ministro Henrique Meirelles se deslocasse para a capital. Na versão do Palácio, Lulinha aproveitou-se de um voo que já estava previsto. A FAB não se manifestou porque, na ocasião, o avião ficou à disposição da Presidência da República.
O jornal O Estado de S. Paulo apurou que Meirelles se deslocaria para Brasília a bordo de um jato Legacy, com menor capacidade de transporte de passageiros, mas o avião deu pane, que justificou o acionamento do Sucatinha. No momento que o avião foi acionado, o Sucatinha estava estacionado em Guarulhos, aeroporto da grande São Paulo.
A Aeronáutica entendeu, então, que ficava mais barato mandar o Boeing 737 para Congonhas, pegar Meirelles e os passageiros, entre eles Lulinha, do que mandar outro Legacy de Brasília para a capital paulista.
A versão da FAB diverge da apurada pelo jornal. Segundo a "Folha", faltando dez minutos para pousar no aeroporto internacional de Brasília no dia 9 de outubro, o Sucatinha teve de mudar de itinerário e retornar a São Paulo para buscar novos passageiros. A viagem do Boeing teria começado em Gavião Peixoto (SP), levando a Brasília militares a serviço da Aeronáutica. Eram 17h, já perto da capital federal, quando o comandante recebeu ordem de voltar a São Paulo.
O Boeing então voltou e pousou às 19h em Guarulhos, onde foi abastecido. O comandante recebeu nova ordem: os passageiros embarcariam em Congonhas, não em Guarulhos. O Sucatinha partiu de Guarulhos às 20h30. Como já havia sido abastecida, a aeronave teve que ficar voando por uma hora para gastar combustível e ingressar nas condições de pouso em Congonhas, onde aterrissou às 21h30. A Aeronáutica diz que o "passeio aéreo" por São Paulo ocorreu por causa do tráfego aéreo e não por excesso de combustível.

Nenhum comentário: