"Sem medo da verdade."

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

CAETANO VELOSO DIZ PREFERIR MARINA E CHAMA LULA DE ANALFABETO

Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, o cantor e compositor Caetano Veloso disse que o presidente Luís Inácio Lula da Silva "não sabe falar, é cafona e grosseiro". O baiano se referiu ao presidente em uma comparação que fez dele com a senadora Marina Silva (PV-AC).
Ela "não é analfabeta como Lula, que não sabe falar, é cafona, grosseiro'. Após as críticas, ele disse ainda que a senadora, possível candidata à presidência em 2010, possui semelhanças com o presidente do país.
"Não posso deixar de votar nela. É por demais forte, simbolicamente, para eu não me abalar. Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo. Ela é meio preta, é cabocla, é
inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro. Ela fala bem", destacou.
Caetano afirmou ainda que acredita que Marina Silva poderá exerecer uma administração mais pragmática. "Se ela for, voto nela, com a esperança de que ela, com a sensatez que sempre demonstra, acolha a complexidade da realidade. E, no poder, seja mais pragmática que Lula. E mais elegante, o que já é".
Ao falar sobre a capacidade da pré-candidata do PV de gerir o País, caso vença as eleições do ano que vem, o cantor afirmou que a senadora "é muito responsável e muito sensata". "Se empenhar as energias para ganhar e se tornar capaz disso, ela levará a sensatez ao ponto de poder gerir. Suponho que agora ela não parece ter essa capacidade (de gerir), com as coisas como estão", disse.
Apesar das críticas ao atual presidente, o cantor admitiu que a administração Lula conseguiu ter bons resultados no setor econômico mesmo com a crise
financeira, que abalou a economia de muitos países em 2008 e neste ano.
"O Serra foi um excelente ministro da
Saúde. Agora, ele é o tipo do cara que, se tivesse ganho no lugar de Lula, em 2002, teria trazido mais problemas à economia brasileira. Ele teria feito um governo mais à esquerda e a economia talvez tivesse problemas que não está tendo porque o Lula fez a economia de direita. E ouve os conselhos de Delfim Neto, que o Serra não ouviria. O Lula foi mais realista que o rei. Foi bom, a economia deslanchou".
Sobre Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil e uma das cotadas para ser candidata do PT à presidência, ele destacou a inexperiência política. "Tem um trabalho de pura gestão, mas sem experiência de poder político direto. Ela nunca foi eleita a coisa nenhuma".
Embora já tenha divulgado sua preferência na eleição do ano que vem, Caetano afirmou que todos os nomes que têm se apresentado como possíveis sucessores do presidente Lula tem "nível bom". "Vou falar em Aécio (Aécio Neves, governador de Minas Gerais pelo PSDB), de quem eu gosto muito. Talvez seja meu favorito entre os gestores. Porque acho que o Serra (José Serra, governador paulista, também do PSDB) talvez ficasse mais isolado que o Aécio. E a (ministra da Casa Civil e pré- candidata do PT) Dilma Rousseff talvez ficasse muito presa ao esquema estabelecido de ocupação dos espaços estatais pelo governo do PT."

Nenhum comentário: