"Sem medo da verdade."

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

LEVANTAMENTO MOSTRA QUE SERGIPE ESTÁ ENTRE OS PIORES NO DESEMPENHO EM CONTROLE DE ARMAS

O Distrito Federal é a unidade da federação que tem melhor desempenho no controle de armas e munições, revela ranking comparativo elaborado pela ONG Viva Rio em parceria com a Subcomissão de Armas e Munições da Câmara, divulgado nesta quinta-feira. O ranking é provisório, já que muitos Estados não enviaram informações. Rio de Janeiro e São Paulo ganharam a segunda e a terceira posições do levantamento, que leva em conta dois quesitos: a atuação dos governos estaduais no controle de armas e de como a população responde às campanhas de desarmamento e recadastramento.
"Isso significa que Brasília está muito bem no controle de armas? Não. Teríamos que comparar com os padrões internacionais de controle de arma", afirmou Antônio Rangel Bandeira, coordenador do projeto da ONG Viva Rio. Para Rangel, o Brasil está muito longe dos padrões internacionais de controle de armas. "O Brasil controla mal, porque não é prioridade", disse.
Os piores Estados no ranking foram Amapá, Sergipe e Rondônia. Amazônia e Minas Gerais são Estados que também preocupam a ONG. Segundo o deputado Raul Jungmann, os bom resultado de alguns Estados se deve à informatização, centralização e facilidade em colocar à disposição informações sobre segurança. O Distrito Federal ainda tem a vantagem de contar com apoio federal em sua segurança. Jungmann alertou que no país há apenas políticas estaduais de controle de armas, e sem uma ação integrada não é possível reduzir a violência. "Se não tivermos a integração do governo federal com os governos estaduais, entre as forças de segurança e as forças armadas para conter a passagem das armas não vamos conseguir reduzir os índices de violência e de mortes por armas de fogo no Brasil", afirmou o deputado. De acordo com Rangel, o ranking tem objetivo de motivar o Ministério da Justiça, que financiou a pesquisa, a desenvolver uma política de controle de armas no Brasil. Aspectos como grau de padronização dos dados, riqueza dos dados, rapidez em fornecimento foram considerados para fazer o ranking.
Veja o ranking de Estados com melhor desempenho no controle de armas e munições, segundo o comparativo elaborado pela Viva Rio em parceria com a Subcomissão de Armas e Munições da Câmara.
DF - 100%
RJ - 95,5%
SP - 93,4%
PE - 91,6%
TO - 89%
ES - 83,3%
AL - 82%
BA - 78,3%
RS - 77%
PR - 74,9%
MS - 74%
PA - 70%
PI - 65%
GO - 64%
MA - 59,3%
MG - 46,8%
MT - 40,7%
AC - 39%
RR - 26,8%
CE - 19,8%
RN - 19,7%
PB - 19,5%
SC - 12,2%
AM - 10,3%
RO - 0
SE - 0
AP – 0
*PPS.ORG

Nenhum comentário: