"Sem medo da verdade."

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

“CLÍNICAS DE SAÚDE VÃO APENAS ILUDIR O POVO”, DIZ AUGUSTO BEZERRA

O vice-líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), disse na sessão de hoje (22) que as Clínicas de Saúde da Família, que estão sendo construídas pelo governo do Estado, vão apenas iludir o povo sergipano, tendo em vista que as prefeituras não terão condições de mantê-las em funcionamento.
“Quando Marcelo Deda (PT) era prefeito de Aracaju, construíram dois hospitais que, na verdade, funcionam como verdadeiros postos de Saúde. Essa semana fizeram festa para celebrar a saída da pediatria da Zona Norte para a Zona Sul. Hoje o morador do Bugio, do Santos Dumont e Nossa Senhora do Socorro que tiver com o filho doente, vai sofrer até chegar à Zona Sul. Agora vem essas Clínicas de Saúde da Família que não conseguem atender mais do que a atenção básica. Não fazem um parto! Se o cidadão quebrar uma perna no interior, vai ter que vir para Aracaju porque lá não terá médico para atende-lo. O prédio é bonito, diga-se de passagem, mas para manter cada Clínica dessa aberta o custo mensal é superior a R$ 120 mil. E a maioria dos prefeitos não vai ter condições de mantê-las funcionando. Isso é apenas para iludir o povo. Falta compromisso com a Saúde”, denunciou o vice-líder da oposição.
Augusto Bezerra foi ainda mais longe e disse que “bastava investir nesse dinheiro para recuperar os postos de saúde já existentes, equipando eles de tudo, inclusive com medicamentos e pessoal. O Hospital João Alves a gente nem fala. Eles nem tem coragem de levar a imprensa para visitar as suas dependências. Vou requerer, novamente, junto à Comissão de Saúde desta Casa a presença do secretário Rogério Carvalho para que ele venha justificar o que ele espera dessas Clínicas espalhadas pelo Estado”, concluiu, lamentando que hospitais que funcionavam, mesmo precariamente, como em Ribeirópolis, Nossa Senhora da Glória e Porto da Folha, estão fechados.
Arnaldo Bispo – Em parte, o deputado estadual Arnaldo Bispo (DEM) disse que “as Clínicas são como um ‘cavalo de tróia’ bonito que constrói e deixa nas mãos dos municípios. O governo faz uma propaganda em cima dessas Clínicas. Então por que ele não assume o valor da manutenção das mesmas? Por que o governo não assina um convênio repassando os recursos todos os meses? A Saúde é cara, essas Clínicas não cobre todos os serviços, a comunidade vai ficar revoltada e o prefeito é quem vai sair como incompetente ou irresponsável”.
Venâncio Fonseca – Também em aparte, o deputado Venâncio Fonseca (PP) disse que “o retrato da Saúde em Sergipe foi exibido pelo Fantástico. O retrato da Saúde em Itabaiana foi mostrado ontem, no programa do radialista Eduardo Abril, onde uma mulher agonizava na porta do hospital que estava fechado sem médicos. Se o hospital João Alves, que fica na capital, não funciona a contento, o que vocês esperam dessas Clínicas no interior? Se os dois postos de Saúde da Prefeitura de Aracaju são deficientes, imagine como vão ficar essas Clínicas? Só podem querer mangar do povo! Não conseguem médicos para atender aqui, como é que vão conseguir para as mais de 100 Clínicas no Estado? A verdade é que o governo não teve capacidade de gerenciamento, planejamento e projeto para gastar os 12% constitucionais obrigatórios na saúde e aí constrói essas Clínicas”.
Detran – Augusto Bezerra criticou a ação do Detran em emitir uma nota pública para esclarecer a polêmica em torno do concurso público que foi aprovado na AL. “O Detran gastou dinheiro para dizer que esse concurso não se deve a ação do DEM proibindo as contratações temporárias. Mas todo mundo sabe que foi. Não adianta ficar negando que fica pior. Isso é não reconhecer o trabalho da oposição. O Detran deveria investir esse dinheiro público na publicação do edital do concurso a ser realizado”, criticou.

Da Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: