"Sem medo da verdade."

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

CHEQUE ESPECIAL: INADIMPLÊNCIA AUMENTA E BATE NOVO RECORDE

A inadimplência de pessoas físicas no cheque especial ficou em 12% em setembro deste ano, segundo a Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Banco Central, divulgada nesta terça-feira (27). Este é o maior nível da série histórica.
A taxa registrou aumento de 0,3 ponto percentual em relação a agosto e, na comparação com setembro de 2008, quando estava em 9%, subiu 3 p.p.
Inadimplência geral
Considerando a inadimplência em todos os tipos de financiamento, o índice de setembro ficou em 8,2%, levemente abaixo do registrado no mês anterior, quando estava em 8,4%.
Em relação a setembro do ano passado, o índice de inadimplência apresentou alta de 0,9 p.p., já que estava em 7,3% naquela data.
Aquisição de bens
Considerando a aquisição de veículos, a inadimplência teve uma leve queda em setembro, na comparação com agosto, passando de 5,1% para 4,9%. Em junho, essa modalidade havia atingido o maior nível da série histórica, de 5,4%. Já em relação a setembro do ano passado (3,8%), o índice teve um aumento de 1,1 p.p.
Na modalidade de aquisição de bens, exceto veículos, a inadimplência também recuou. Em setembro, as dívidas acima de 90 dias representaram 14,7% do total da modalidade. No mês passado, o índice estava em 14,8% e, em agosto de 2008, era de 13,4%.
Já considerando a modalidade de crédito pessoal, o índice ficou em 5,3%, levemente abaixo do registrado em agosto deste ano (5,4%) e 0,3 p.p. menor do que o registrado no nono mês do ano passado.

Nenhum comentário: