"Sem medo da verdade."

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

EQUIPE DA SECRETARIA DE INCLUSÃO DE ITABAIANA ATENDE CENTENAS DE PESSOAS DIARIAMENTE.

A secretaria de inclusão social da prefeitura de Itabaiana realiza diariamente diversos atendimentos aos itabaianenses. Inicialmente é feito um acolhimento do cidadão, através dos assistentes sociais, resultando em atendimento na própria secretaria, ou encaminhamento aos outros órgãos da estrutura municipal.
Para a assistente social, Arisilda Melo, "As pessoas na realidade buscam um pouquinho de cada coisa. Na sua maioria são famílias carentes, e não estamos falando apenas na carência financeira, mas também na questão social, psicológica, jurídica, ou seja, são diversos tipos de carências". Explicou.
Na secretaria de inclusão, as atividades são desenvolvidas de acordo com a LOAS - Lei Orgânica da Assistência Social, que preconiza no seu artigo primeiro que a assistência social, é direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que prove os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. Outra base de ação da Secretaria de Inclusão é o SUAS - Serviço Único de Assistência Social.
O cidadão recebe os benefícios eventuais, que são aqueles considerados emergenciais, utilizados com o objetivo de sanar uma necessidade extrema do cidadão e sua família. Além disso, existe também programas que proporcionam a obtenção da moradia, através de parcerias com o governo federal.
Hoje em dia, de acordo com a assistente social Arisilda Melo, o que as pessoas buscam na maioria das vezes é o alimento. "Pela falta de emprego". E também, na área da saúde. Atualmente, a prefeitura de Itabaiana disponibiliza um total de 14 assistentes sociais, que atendem na própria secretaria, e também nos CRAS - Centros de Referencia e Assistência Social, localizados nos bairros mais afastados do centro urbano.
Para a dona Maria Aparecida de Lima, a solução para uma das suas necessidades foi encontrada quando a mesma chegou à secretaria. "O atendimento aqui é muito bom. Quando a gente precisa. Cheguei aqui, e consegui o óculos, também pego na secretaria umas fraldas para a minha mãe. É ótimo"! informou a dona de casa, e explicou, "A minha mãe recebe um salário e está acamada. Sou eu que cuido dela, e somente com essa ajuda da prefeitura é que podemos viver um pouco melhor". Concluiu.

Nenhum comentário: