"Sem medo da verdade."

domingo, 22 de junho de 2008

PANORAMA POLITICO NOS MUNICIPIOS

VICE DE SUKITA
Depois de muita especulação e uma disputa interna acirrada, o prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita Santos (PSB), finalmente escolheu seu candidato a vice. Trata-se do médico Carlos Milton, também do PSB. “É o nome que mais agrega ao grupo”, justificou. Três outros nomes estavam na disputa: José de Arimatéia, Rodrigo Fontes e Marcelo Viana. Até pesquisa com a população foi feita para ajudar na escolha. Como era de se esperar, ficaram alguns arranhões, mas o prefeito acredita que os concorrentes saberão compreender a decisão tomada e marchar unido na campanha.

CIRCO SEM PÃO
Brejo Grande é um município de tristes estatísticas. É considerado o segundo mais pobre de Sergipe; tem 33% de analfabetos; possui um alto índice de desemprego e mais de 70% da população não tem saneamento básico, só para citar alguns dados. Mas no próximo dia 28 de junho, o prefeito Carlos Augusto Ferreira (PSB) vai colocar Eduardo Costa na praça, e torrar, em uma só noite, algo em torno de R$ 200 mil, dinheiro que poderia ser utilizado para amenizar situações sociais de extrema miséria no município.

CIRCO SEM PÃO 2
Aliás, em junho de 2006, o Tribunal de Contas anunciou que faria uma inspeção extraordinária nas contas da Prefeitura de Brejo Grande por conta da suspeita de gastos irregulares com shows, num montante de R$ 184 mil. Passados dois anos, qual o resultado da inspeção? Foram colocados panos quentes na história? Só para lembrar, o agenciador de tudo era Zé de Helena, aquele mesmo que ficou famoso graças à revista Veja. A sociedade, principalmente a população pobre do município, exige uma resposta dos conselheiros.

FRAUDE
O encontro municipal do PT realizado no dia 14 de junho em Arauá está sendo alvo de denúncias. Pelo menos três fatos, na avaliação do presidente Otacílio Joaquim, levam à essa conclusão. O primeiro de filiados que não constavam na lista oficial de credenciamento e, mesmo assim, votaram. O segundo problema foi constatado durante a apuração, coordenada por José Jarison de Jesus. Foram apuradas na urna de votação 42 cédulas votadas, enquanto que na lista de filiados assinantes credenciados constavam 40.

FRAUDE
Otacílio pediu ao secretário dos trabalhos, José Jarison e a Marcos Bispo (secretário estadual de organização) para que fizessem o registro na ata. “Solicitei cópia da ata e a lista de credenciamento, mas a documentação me foi negada, sendo somente entregue parte dela após solicitação via direção estadual”, diz Otacílio. O terceiro fato pautou-se em pessoas que teriam votado no lugar de filiados constantes na lista oficial. O presidente recorreu às direções estadual e nacional do PT para ser realizado um novo encontro no município.

DEFINIDO
O PDT de Lagarto realiza hoje (domingo) seu encontro municipal. Na pauta, a definição dos candidatos a vereador e a confirmação da participação do partido na chapa majoritária encabeçada pelo vice-prefeito Lila Fraga, pré-candidato a prefeito pelo PSDB. O vice na chapa será ocupado pelo ex-vereador Manoel da Lagartense. Está sendo aguardada a presença do presidente estadual do PDT, deputado Ulices Andrade, que deu todo o aval para o fechamento do acordo.

FORTE COMPOSIÇÃO
O pré-candidato do PSC a prefeito de Maruim, Gilberto Maynart, conseguiu fechar uma forte aliança em torno do seu nome. Ao todo são dez partidos, sendo que o PMDB do deputado federal Jackson Barreto ficou com o vaga de vice na composição com Clóvis Menezes. Além dos peemedebistas, a coligação conta com o apoio do PT do governador Marcelo Déda. Gilberto também terá em seu palanque os deputados César Mandarino (PSC) e Conceição Vieira (PT), além do federal Eduardo Amorim (PSC). Três ex-prefeitos também fazem parte do projeto: Evenor de Sena e Silva, Nalvinha e Murilo Mota.

ISOLADO
A Câmara Municipal de Cedro do São João é um verdadeiro atraso. Em pleno século 21, o Legislativo não tem sequer um telefone, quanto mais internet. Se o cidadão quiser entrar em contato com um dos nove vereadores, tem que ir pessoalmente ao prédio. Quem é de outro
município não consegue, pois o único telefone próximo é o da prefeitura. Está na hora do presidente, vereador Hélio Barros, acabar com o isolamento do Legislativo de Cedro e proporcionar uma condição melhor de trabalho aos seus colegas e servidores.

PROPOSTA
O advogado Olivier Chagas, presidente do PT de Itabaiana, apresentou uma sugestão aos vereadores para modificação da Lei Orgânica municipal, e assim garantir o aumento do número de vagas no Legislativo. Na opinião dele, a resolução do TSE que diminuiu a quantidade de cadeiras nos parlamentos municipais só tem validada para a eleição de 2004. “Entendo que ela não se aplica para esse ano. Além disso, o Tribunal não emitiu nenhuma nova resolução dentro do prazo, que venceu em 5 de junho”, explica. A modificação na Lei Orgânica seria com base que vale no art. 29, inciso 4º, da Constituição, que fixa o limite de cadeiras de acordo com a população.

POR CÍCERO MENDES


Nenhum comentário: