Colegas e amigos
Recentemente, o nosso noticiário da Aperipê TV recebeu uma crítica infundada e contundente na página do Cinform assinada por Josailto Lima. Usei meu direito de resposta, que foi publicado. No entanto, tomei um susto ao ler a publicação, pois, em toda minha vida jornalística, nunca vi um direito de resposta ser "editado", "castrado" em algumas frases. Assim, para manter a linha ética do jornalismo viva, envio para todos o texto completo. Abração, Cleomar
Caro editor
Algumas regras deveriam ser básicas para qualquer jornalista que faça do princípio da verdade o seu norte, leste ou sudeste. Assim, somente criticar um jornal impresso se for um seu leitor assíduo. Ou, o que é o caso, criticar um noticiário de tv se também for um telespectador constante. Fora disso, qualquer crítica vai se perder na aleivosia, que é irmã gêmea do jornalismo rasteiro.
Surpreendeu-me uma nota publicada na última edição do Cinform, quando se diz que “O jornalismo da Aperipê TV anda rimando com omissão... a rede tem apresentado um jornalismo chapa branca, pautado na cobertura de eventos oficiais e matérias água-com-açúcar... o caso da dengue é o mais gritante... o noticiário não dá uma linha sequer sobre o famigerado mosquito... ainda dá tempo de fazer uma materiazinha” e por aí vai. Lá adiante, o editor se pergunta: “Será que é o espírito DIP da Rede Brasil permeando a “cabocla” rede local?
Em nossa redação estão guardadas todas as pautas que fizemos não somente com a dengue, mas também com outros assuntos, como a onda de greve provocada por vários sindicatos e outras manifestações de protesto. Temos tudo isso em papel pautado e copiado em nossos arquivos. Talvez fosse de bom alvitre que o nobre editor se dignasse a nos fazer uma visita, provar um cafezinho, assistir algumas dessas matérias. Talvez isso resgatasse a memória perdida de quem não quer reconhecer o esforço de uma equipe de jornalismo. Uma pena.
Quanto ao mais, tudo! Afinal, nessa terra, as pessoas sabem quem é quem no jornalismo
Cleomar Brandi
Diretor de Jornalismo (com muito orgulho) da Aperipê TV
Nenhum comentário:
Postar um comentário