"Sem medo da verdade."

quarta-feira, 18 de junho de 2008

BUSCANDO A ÉTICA

Colegas e amigos

Recentemente, o nosso noticiário da Aperipê TV recebeu uma crítica infundada e contundente na página do Cinform assinada por Josailto Lima. Usei meu direito de resposta, que foi publicado. No entanto, tomei um susto ao ler a publicação, pois, em toda minha vida jornalística, nunca vi um direito de resposta ser "editado", "castrado" em algumas frases. Assim, para manter a linha ética do jornalismo viva, envio para todos o texto completo. Abração, Cleomar

Caro editor
Algumas regras deveriam ser básicas para qualquer jornalista que faça do princípio da verdade o seu norte, leste ou sudeste. Assim, somente criticar um jornal impresso se for um seu leitor assíduo. Ou, o que é o caso, criticar um noticiário de tv se também for um telespectador constante. Fora disso, qualquer crítica vai se perder na aleivosia, que é irmã gêmea do jornalismo rasteiro.
Surpreendeu-me uma nota publicada na última edição do Cinform, quando se diz que “O jornalismo da Aperipê TV anda rimando com omissão... a rede tem apresentado um jornalismo chapa branca, pautado na cobertura de eventos oficiais e matérias água-com-açúcar... o caso da dengue é o mais gritante... o noticiário não dá uma linha sequer sobre o famigerado mosquito... ainda dá tempo de fazer uma materiazinha” e por aí vai. Lá adiante, o editor se pergunta: “Será que é o espírito DIP da Rede Brasil permeando a “cabocla” rede local?
Bem, primeiramente, “cabocla” com muito orgulho, morena com muito zelo. Segundo: aqui na Aperipê não fazemos “materiazinha”. É por isso que estranhamos tais críticas maledicentes, justamente na semana em que fomos comunicados, pela Rede Brasil, de termos sido a emissora com grande volume de matérias, produzidas pela equipe de Jornalismo da Aperipê TV, em rede nacional. Ou seja, mais ou menos duzentas inserções de matérias que foram assistidas em 23 estados da Federação. E o mais interessante nisso tudo é que, na cobertura diária que fazemos da cidade, foram muitas as matérias que tiveram como pauta justamente a dengue, matérias que foram exibidas em Sergipe e em toda a rede. Pena que as pessoas que criticam não costumem assistir nosso noticiário e nossa programação. Talvez estejam absortos, enlevados com as cenas de “Desejo Proibido” ou na dureza folhetinesca das “Cirandas de Pedras que vicejam por aí.
Em nossa redação estão guardadas todas as pautas que fizemos não somente com a dengue, mas também com outros assuntos, como a onda de greve provocada por vários sindicatos e outras manifestações de protesto. Temos tudo isso em papel pautado e copiado em nossos arquivos. Talvez fosse de bom alvitre que o nobre editor se dignasse a nos fazer uma visita, provar um cafezinho, assistir algumas dessas matérias. Talvez isso resgatasse a memória perdida de quem não quer reconhecer o esforço de uma equipe de jornalismo. Uma pena.

Quanto ao mais, tudo! Afinal, nessa terra, as pessoas sabem quem é quem no jornalismo

Cleomar Brandi

Diretor de Jornalismo (com muito orgulho) da Aperipê TV

Nenhum comentário: