"Sem medo da verdade."

segunda-feira, 9 de junho de 2008

CINCO HOSPITAIS NO PAÍS FARÃO MUDANÇA DE SEXO DE GRAÇA

Cirurgias para mudança de sexo custeadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) serão realizadas em cinco hospitais universitários do País, um em cada região. Segundo a diretora do Departamento de Apoio Gestão Participativa do Ministério da Saúde, Ana Maria Costa, os estabelecimentos serão definidos em portaria que deverá ser assinada até o fim do mês pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
O procedimento cirúrgico será feito dentro do chamado processo transexualizador, que inclui avaliações clínicas e psicológicas feitas por equipes multidisciplinares durante dois anos, para que o interessado seja considerado à mudança de sexo.
As exigências estão de acordo com a Resolução 1.652, de 2002, do Conselho Federal de Medicina, que autoriza a cirurgia de transgenitalização para tratamento de casos de transexualismo. Endocrinologistas acompanharão pacientes, por conta de transformações, como crescimento de mamas e desaparecimento de pêlos.
Segundo Ana Maria, o serviço tem o fim de minimizar sofrimento e riscos de depressão, alcoolismo, uso de drogas, mutilação peniana e suicídios por conta de desajuste sexual e de gênero.
A diretora Ana Maria Costa afirma que o atendimento não vai gerar prejuízos ao SUS. Estimativas de movimentos sociais apontam que, no País, cerca de mil pessoas desejam passar pela transexualização atualmente. A diretora considera o número pequeno, mas acredita que o interesse pode crescer com a instalação dos centros.

Nenhum comentário: