


Pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje revela que 72% dos brasileiros aprovam a maneira de governar do presidente Lula. Por sua vez, 24% desaprovam a conduta do petista. Além disso, o índice de confiança no petista também se manteve estável em relação à última pesquisa, feita em março,com 68%.
De março para junho, a avaliação positiva do presidente oscilou um ponto percentual e está dentro da margem de erro do levantamento, que é de dois pontos para mais ou para menos. “Há três meses, esses percentuais eram, respectivamente, 73% e 22%”, afirma o estudo.
Ainda de acordo com o levantamento, 58% da população avalia positivamente o governo Lula. O índice mantém a avaliação positiva de março, quando o governo atingiu o mais alto índice de aprovação desde 2003, o primeiro ano do governo Lula.
Por sua vez, 29% dos entrevistados consideraram o governo como regular e 12% disseram que o governo é ruim ou péssimo. Em março, 30% avaliaram o governo como regular, e 11% como ruim ou péssimo.
O levantamento ouviu 2.002 pessoas entre os dias 20 e 23 de junho, em 141 municípios.
No entanto, 29% dos entrevistados afirmaram que não confiam no presidente. Para 40% dos entrevistados, o segundo mandato de Lula está sendo melhor do que primeiro. Para 38%, os dois mandatos são semelhantes. Já para 20% dos entrevistados, o atual mandato é pior do que o primeiro.
COMPOSIÇÕES MUNICIPAIS FECHADAS
Barra dos Coqueiros – O atual prefeito, Airton Martins, do PT é candidato à reeleição e disputará contra o ex-prefeito Gilson dos Anjos, do DEM.
Boquim- O atual prefeito, Pedro Barbosa, do PMDB, é candidato à reeleição e disputa com Jorge Mitidieri do DEM.
Canindé – O atual prefeito Orlando Andrade, do PDT, é candidato à reeleição tendo como vice, Marconi. Ontem, 29, o grupo do ex-deputado Heleno Silva e o PT preparavam uma proposta administrativa para confirmar o apoio a candidatura de Orlando Andrade no dia de hoje,30.
Capela – O prefeito, Sukita, do PSB, é candidato à reeleição tendo como vice, o médico Carlos Milton, também do PSB. Vai enfrentar Chico de Ari, do DEM.
Carira – O candidato do PMDB é Dutra, atual vice-prefeito. Já Gilma, esposa do ex-prefeito Negão, disputará pelo PSC.
Carmópolis – O prefeito Volney Leite apóia a sobrinha, Leninha das Graças, do PP, que terá como vice Cacau Pinheiro, do PSC. A outra chapa é Esmeralda do PT, que até ontem à noite estava fechando o vice entre o vereador Sérgio Vieira, do PR ou João Gilberto Gil, do PSB, filho do ex-prefeito Theotônio Neto.
Cedro de São João – O atual prefeito, Marcos é candidato à reeleição tendo como vice, David, filho de Luiz Delfino que foi adversário dele na eleição passada. Vai disputar com Neudo, filho do atual vice-prefeito.
Cristinapólis – O atual prefeito Eliseu Santos, apoiará a candidatura do atual vice, Du de Juca, do PSB. Ele vai enfrentar o padre Raimundo, candidato pelo PCdoB.
Estância – O atual prefeito, Ivan Leite, do PSDB, é candidato à reeleição e enfrentará o vereador Filadelfo Alexandre, do PMDB, que terá como vice um candidato do PT.
Itabaiana – A atual prefeita, Maria Mendonça, do PSB, disputa à reeleição tendo como vice, Edilene Barros, do PSL. Conta com o apoio dos seguintes partidos: PSB,PSL, PDT,PT, PSC, PR, PP,PTB, PPS, PTC,PCdoB, PTdoB, PV e PRTB. Disputará com Luciano Bispo do PMDB, que tem como vice, Lurdinha, do PSDB.
Itabaianinha – Mundinho da Comase é candidato pelo PDT, tendo como vice, Osmar, do PT. O ex-prefeito Joaldo da Laranjeira é candidato pelo PSDB. E Piranha é candidato do PSB.
Itaporanga – A atual prefeita, Gracinha é candidata à reeleição pelo PSDB. Até ontem a coluna não conseguiu descobrir se o adversário será Victor Mandarino (por conta dos problemas na Deso) ou o irmão, César Mandarino, pelo PSC.
Japaratuba- Em Japaratuba o atual vice-prefeito, Hélio Sobral, do PMDB é o candidato da situação. O PT indicará o vice. A oposição lança o nome de Lara Moura, pelo PSC, mas tem um nome na manga caso a Justiça Eleitoral impugne a candidatura da mesma.
Lagarto – O candidato do atual prefeito, Zezé Rocha, é Lila Fraga, do PSDB, tendo como vice Manoel da Lagartense, do PDT. O adversário é Walmir Monteiro, do PSC, tendo como vice, Junior Ribeiro, do PHS. A chapa de Walmir fez duas coligações proporcionais. Uma com PT, PSB e PRB. Outra com PSC, PR, PV, PPS e outros pequenos partidos. Hoje, 30, será realizada a convenção do PTdoB, e Luiza Ribeiro pode entrar na disputa.
Laranjeiras – A atual prefeita, Ione Sobral é candidata pelo PTB e disputará com J.J., do DEM, candidato da família Franco e dos Varjinhas.
Macambira – O atual prefeito, Fabiano, não é candidato e apóia Ricardo Souza, filho de Carivaldo, pelo PDT. O adversário até ontem ainda não estava definido.
Malhador – O atual prefeito, Elan Araujo, do DEM, é candidato à reeleição. Já o candidato Jadinho, do PRB, conseguiu o apoio do ex-prefeito Dedé do Inhame, que indicará a filha como candidata a vice-prefeita pelo PSB.
Monte Alegre – O atual prefeito, Aragão, do PMDB, é candidato a reeleição. O adversário é o vereador Tonhão, do PSC.
Nossa Senhora das Dores – Uma verdadeira salada russa. Até ontem, 29, o governo tentava lançar um candidato único, mas a briga estava indefinida na base do governo entre Aldon, do PSB e Dr. Gilberto, do PT. O outro candidato é o ex-prefeito José Américo, do PMDB ligado ao senador Almeida Lima.
Nossa Senhora do Socorro – Em Socorro o radialista Fábio Henrique (PDT) tem como vice o médico Job Carvalho do PPS e conta com o apoio de 20 partidos: PDT, PPS, PMN,PV, PTC, DEM, PSC,PSDB,PTB,PTdoB, PRB,PR, PRTB,PMDB, PMN,PP,PTB, PSL e PHS. Vai enfrentar Adelson Barreto, do PSB, que tem como vice o professor Washington, do PT.
Propriá – Com a desistência de Luciano de Menininha, do DEM, o candidato da oposição deve ser o radialista Eugenio Santana. Ele enfrentará o atual prefeito, Paulo Brito que tem o apoio dos seguintes partidos: PT, PSC, PMDB, PSB, PSDB, PCdoB, PCB, PHS, PRB, PRP, PSL, PDT e PV.
Poço verde – O atual prefeito, Tonho de Dorinha, do PSB, terá como candidato a vice, Germano, também do PSB, referendado pelo PT. Os adversários são José Everaldo, do DEM e o ex-prefeito Milton Santana, do PSC.
Riachão – O atual prefeito Laércio Menezes do PTdoB é candidato à reeleição e terá como vice Zezé Almeida, também do PTdoB. O adversário é José Lopes do PDT.
Ribeiropólis – A atual prefeita Uita Barreto, do PSB, terá como candidato a vice Miguel da Loja, do PDT. A adversária será Regina Passos, do DEM.
Santo Amaro –
Siriri – Disputa a eleição Waltinho Franco, do PSC, tendo como vice, DAL, do DEM. O adversário será o vereador Dinho da Caçamba, do PMDB.
São Cristovão –
São domingos – Jefinho é candidato do PT, tendo como vice, Israel, do PDT. O adversário é Pedrinho, do PSB.
Simão dias – Denílson Déda, do PSB, é o candidato do atual prefeito, José Valadares, tendo como vice, o ex-prefeito Luiz Albérico. O adversário é o médico Ruy Dória, do PMDB.
Telha – Em Telha a disputa será entre o genro do ex-prefeito Antonio Dias (falecido), Eris, do PMDB, tendo como vice, Neudo do PT e a esposa do ex-prefeito Luciano, Tereza Moares, do DEM, que terá o apoio do atual prefeito José João.
Tobias –
Umbaúba - O ex-prefeito Benedito Barreto foi convencido a desistir e indicará o vice de Jorge Rico, do PSC. O vice é Cleonâncio, genro de Benedito. Vai disputar contra o professor Anderson, do PT que tem como vice Humberto Maravilha, do PPS. Conta com o apoio de 14 partido e tem 47 candidatos a vereador. Já Jorge Rico tem o apoio de 4 partidos, 6 candidatos a vereador e o apoio de Eduardo Amorim, Augusto Bezerra, André Moura que estiveram pessoalmente no município para tentar “conquistar” novos aliados. Até a Força Sindical está mobilizada pelo empresário Jorge Rico.
O SINTESE recebeu reclamações de filiados de que a Secretaria de Estado da Educação não está concedendo a progressão vertical automática. Só está recebendo quem fez solicitação até março.
Para o sindicato o governo, de forma equivocada, está se antecipando ao Tribunal de Justiça que ainda não julgou se a mudança de nível é constitucional e também corrobora com o argumento de que a decisão do TJ vai influir sim nos salários e na vida de todos os professores.
Tanto o governador Marcelo Déda, quanto o líder do governo, deputado Francisco Gualberto deram declarações na imprensa de que somente a professora que entrou com a ação seria prejudicada.
“A própria Procuradoria Geral do Estado já tinha suspendido os pareceres de pedidos de progressão dos professores que estava solicitando aposentadoria e agora o Estado suspende administrativamente os pedidos. O governo está se adiantando e recusando a conceder um direito do trabalhador”, disse o diretor de comunicação Roberto Silva Santos.
O SINTESE vai enviar ofícios ao secretário de Educação, José Fernandes Lima e ao governador Marcelo Déda solicitando que esta decisão seja revista.
O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-presidente do Conselho Diretor nda Sociedade Afrosergipana de Estudos e Cidadania (Saci) Robson Anselmo Santos, e a ex-cooredenadora de Comunicação da Djumbay – Organização pelo Desenvolvimento da Arte e Cultura Negra Verônica Maria da Silva Gomes ao pagamento solidário de R$ 49.164,16, valor atualizado. A decisão decorreu de Santos e Gomes não terem prestado contas de recursos repassados pela Telecomunicações de Pernambuco (Telpe) para a implantação do projeto Central de Notícias Afro-brasileiras (Cenab).
O TCU também aplicou multa de R$ 5 mil a ser paga em 15 dias e autorizou a cobrança judicial das dívidas. Foram remetidas cópias da documentação à Procuradoria da República em Sergipe para as medidas cabíveis O relator foi ministro Ubiratan Aguiar. Cabe recurso da decisão.
Nesta sexta-feira (27) houve a reunião dos dois partidos (PR e PSC) e durante a reunião com os membros das legendas havia preferências por Almeida e Edvaldo. Posto em votação, por oito votos a favor e duas abstenções, ficou decidido que a coligação seria de apoio à reeleição de Edvaldo Nogueira.
Existe ainda uma pendência a ser resolvida quanto à coligação proporcional, mas o prefeito Edvaldo Nogueira se comprometeu a solucionar.
Neste domingo,
Às 16h, no Bairro São Cristóvão, a comunidade recebe oficialmente a Praça “Frei Fidelis”, construída com recursos do Governo Federal (R$ 167.404,96 mil), fruto de emenda parlamentar do então Deputado Federal, Bosco Costa e contrapartida do Município (R$ 9.750 mil).
Na Praça Vesta Maria toda a parte paisagística foi revitalizada; tem rampas de acessibilidade e mesas com pergolado e concreto para jogos de dominó. Na Praça Frei Fidelis, além das rampas de acessibilidade tem um cruzeiro e será pintado um painel artístico, a exemplo da Praça General João Pereira, retratando a cultura do povo itabaianense. Nas praças também foram incluídos recursos do IPTU.
Depois da inauguração da Frei Fidelis haverá, no local, show com o grupo religioso “Só em Deus”.
O Juízo da 36ª Zona Eleitoral (Aracaju-SE) julgou procedente a representação interposta pelo Ministério Público, por entender que no dia 15 de maio do corrente ano, na inauguração da sede municipal do PMDB, houve a realização de propaganda eleitoral em período anterior ao permitido na legislação eleitoral. De acordo com a Lei nº 9.504/97 (art. 36), a propaganda eleitoral só é permitida a partir de 6 de julho deste ano.
No recurso apresentado ao TRE-SE (RE nº 2562), o Senador argumenta que o evento realizado na sede do diretório municipal do PMDB não teve nenhuma conotação de propaganda eleitoral.
O recurso foi distribuído, em 25/06/2008, à Excelentíssima Juíza Iolanda Santos Guimarães.
FONTE: Secretaria Judiciária
POR CÍCERO MENDES
Diante das declarações do governador Marcelo Déda (PT) de que “não daria certo vereadores como borboletas beijando um e outro”, numa alusão aos pré-candidatos a vereador Kennedy Fonseca e Pedrinho Barreto (ambos PSDB), que eram contrários a uma aliança tucana em Aracaju com o Partido dos Trabalhadores e com o PCdoB, o deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), vice-líder da bancada de oposição na Assembléia Legislativa, soltou essa: “quando Marcelo Déda tenta cobrar coerência dos pré-candidatos do PSDB, ele esquece que as Executivas Nacionais do PSDB e do PPS vêem o PT como uma grande quadrilha. Déda e José Eduardo Dutra (PT e ex-senador) traíram Ismael Silva (candidato a prefeito de Aracaju em 1996) e não podem cobrar coerência de ninguém”, condenou.
Augusto Bezerra foi ainda mais longe e declarou que “é bom que Marcelo Déda e Edvaldo Nogueira (PCdoB) tenham consciência que quem convidou pessoalmente Kennedy Fonseca e Pedrinho Barreto foi o pré-candidato a senador em 2010, Albano Franco, e eu acredito que nenhum dos dois depende de Edvaldo Nogueira para se elegerem vereadores de Aracaju. Como já é um hábito seu, Déda pode continuar perseguindo, mas sabendo que não vai intimidar ninguém”, alfinetou.
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) recebeu a denúncia do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) contra prefeito e vice-prefeito do município de Carira. João Bosco Machado e José Augusto Dutra são acusados por compra de votos nas eleições de 2004. Em recurso, os acusados pediram a rejeição da denúncia, que foi negada pelo Tribunal.
Os atuais prefeito e vice-prefeito do município teriam oferecido dinheiro, material de construção e prestação de serviços em troca de votos no município. Esta ação contou ainda com a participação de um vereador de Carira, dois lavradores, um servidor público e um fazendeiro que também foram denunciados.
Conforme a denúncia do MPF/SE, Bosco Machado foi o principal beneficiado com o esquema ilegal de captação de votos. Inclusive, foi o prefeito quem desembolsou as quantias destinadas ao pagamento dos eleitores.
Entre os benefícios concedidos pelo prefeito de Carira em troca de votos estão pagamento de conta de água, oferecimento de emprego, promessa de pagamento até 2 mil reais e doações de outras quantias em dinheiro.
Com o recebimento da denúncia, o TRE/SE instaurou um processo penal contra os envolvidos por compra de votos. A pena, caso sejam condenados, será de prisão por crime eleitoral de até quatro anos e suspensão de direitos políticos por três anos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem o projeto de conversão que proíbe a venda de bebidas alcoólicas ao longo dos trechos das rodovias federais nas áreas rurais. Também a partir de agora, os motoristas não poderão apresentar, nos testes de bafômetro, nenhum teor de álcool no sangue. A infração, considerada gravíssima, será punida com multa de R$ 955.
Na cerimônia de sanção do projeto, que marcou a abertura da Semana Nacional Antidrogas, Lula disse que a medida contraria "alguns interesses", mas beneficia o conjunto da sociedade. O projeto original que tramitou no Congresso determinava a proibição de bebidas alcoólicas em todos os 61 mil quilômetros de rodovias federais.
Por pressão da indústria de bebidas, os parlamentares, no entanto, limitaram a 85% da malha, isto é, à zona rural, fora de áreas urbanas. Lula reconheceu que é preciso aumentar a fiscalização nas estradas para garantir que a nova medida seja colocada em prática. Atualmente, a Polícia Rodoviária Federal conta com dez mil agentes, duas mil viaturas e 500 aparelhos bafômetros.
O ideal é que tivesse um bafômetro para cada viatura, segundo a polícia. "É preciso ter fiscalização, pois senão, o motorista passa, não vê ninguém e se acha o dono da estrada", disse o presidente. Dados da Polícia Rodoviária Federal mostram que, de janeiro a 31 de maio último, 4.199 motoristas foram multados por embriaguez nos 61 mil quilômetros de rodovias federais.
De 1º de fevereiro até a última quarta-feira, 2.318 estabelecimentos comerciais foram autuados em todo o País por venderem bebida alcoólica nos trechos rurais da malha rodoviária, o que já era considerado infração pela medida provisória 415, que foi convertida em projeto de lei, sancionado ontem.
O prefeito da cidade de Neópolis, José Teixeira, renunciou ao mandato na tarde de ontem, 19. Segundo o prefeito, deixou o cargo porque não estava conseguindo administrar a cidade, por causa da Câmara Municipal, que lhe inviabiliza o mandato, principalmente na questão de execução de obras.
Teixeira afirma que tem obras com recursos garantidos em mais de cinco milhões de reais, verbas liberadas por emendas parlamentares, que não podem ser construídas devido a ação negativa da Câmara, que não lhe permite realizar as obras.
A decisão do prefeito é irrevogável. O documento em que pede a renúncia do cargo foi entregue na tarde de hoje ao presidente do legislativo municipal. O prefeito diz que quer ter paz em sua vida, pois não consegue trabalhar com pessoas sem compromisso com a vida pública do município.
O pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou na manhã de ontem,
O Ministério Público do Estado de Sergipe ajuizou duas ações de improbidade administrativa em desfavor da Prefeita de Ribeirópolis, Evanira Barreto, de membros da Comissão de Licitação e de empresários que se beneficiavam dos julgamentos das cartas convites que tramitaram na Prefeitura do Município. As ações, datadas de 17 de junho, são de autoria da Comissão designada pela Procuradora Geral de Justiça, composta pelos Promotores, Drs. Eduardo Seabra, Eduardo d´Ávila Fontes, Manoel Cabral Machado Neto e Etélio Prado Junior.
As investigações foram iniciadas após a denúncia formulada por um ex-Secretário Municipal e se aprofundaram com o exame dos documentos apreendidos, em razão da decisão judicial em favor da ação de busca e apreensão ajuizada pelo Ministério Público. De acordo com o que já foi apurado, as Cartas Convites 007/2006 e 009/2006 foram fraudadas, havendo, inclusive, documentos e assinaturas falsificados nos procedimentos.
Empresários que tiveram as suas construtoras citadas nas atas das Cartas Convites compareceram ao Núcleo do Patrimônio Público do MPE e afirmaram que jamais participaram das concorrências e que suas empresas foram colocadas em procedimentos de licitação, sem qualquer conhecimento dos seus sócios.
Informaram, ainda, que também não participaram da abertura de envelopes e que são falsos os documentos que compõem as Cartas Convites, inclusive os carimbos, que fazem alusão às suas Empresas. A falsificação de algumas assinaturas encontradas nos procedimentos foi constatada através de um Exame Grafotécnico realizado.
A Comissão de Promotores atuantes no caso encaminhou cópia da documentação à Procuradoria Geral de Justiça, para que seja analisado, também, o cometimento de ilícitos penais. As investigações ainda continuam e, provavelmente, outras ações serão deflagradas, visando buscar as responsabilidades cível e criminal dos infratores da lei.
Aconteceu três semanas atrás, no Rio, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de evento no BNDES. Depois dos protocolos, numa rodinha bem reservada e descontraída, Lula confidenciou entre amigos a revelação que fez ao JB, manchete deste domingo: que não voltará ao poder depois de 2010 – o que muitos duvidam, amigos ou não.
Os amigos eram os governadores Jaques Wagner, da Bahia, e Sérgio Cabral, do Rio. Em voga à ocasião, as especulações sobre um terceiro mandato. Lula limpou o suor da testa, disfarçou o tédio na face cansada testemunha de horas de evento, e soltou um Não sou mais menino. Os interlocutores se interrogavam quando Lula prosseguiu, com olhar fixo neles: Não quero voltar. Em 2014, não vou brigar com meus amigos. Você, Cabral, você, Jaques, o (Marcelo) Déda (governador de Sergipe), o Eduardo (Campos, de Pernambuco), poderão estar terminando muito bem o segundo mandato e cheios de gás para encarar esse desafio.
Fonte: Jornal do Brasil
Colegas e amigos
Recentemente, o nosso noticiário da Aperipê TV recebeu uma crítica infundada e contundente na página do Cinform assinada por Josailto Lima. Usei meu direito de resposta, que foi publicado. No entanto, tomei um susto ao ler a publicação, pois, em toda minha vida jornalística, nunca vi um direito de resposta ser "editado", "castrado" em algumas frases. Assim, para manter a linha ética do jornalismo viva, envio para todos o texto completo. Abração, Cleomar
Caro editor
Algumas regras deveriam ser básicas para qualquer jornalista que faça do princípio da verdade o seu norte, leste ou sudeste. Assim, somente criticar um jornal impresso se for um seu leitor assíduo. Ou, o que é o caso, criticar um noticiário de tv se também for um telespectador constante. Fora disso, qualquer crítica vai se perder na aleivosia, que é irmã gêmea do jornalismo rasteiro.
Surpreendeu-me uma nota publicada na última edição do Cinform, quando se diz que “O jornalismo da Aperipê TV anda rimando com omissão... a rede tem apresentado um jornalismo chapa branca, pautado na cobertura de eventos oficiais e matérias água-com-açúcar... o caso da dengue é o mais gritante... o noticiário não dá uma linha sequer sobre o famigerado mosquito... ainda dá tempo de fazer uma materiazinha” e por aí vai. Lá adiante, o editor se pergunta: “Será que é o espírito DIP da Rede Brasil permeando a “cabocla” rede local?
Em nossa redação estão guardadas todas as pautas que fizemos não somente com a dengue, mas também com outros assuntos, como a onda de greve provocada por vários sindicatos e outras manifestações de protesto. Temos tudo isso em papel pautado e copiado em nossos arquivos. Talvez fosse de bom alvitre que o nobre editor se dignasse a nos fazer uma visita, provar um cafezinho, assistir algumas dessas matérias. Talvez isso resgatasse a memória perdida de quem não quer reconhecer o esforço de uma equipe de jornalismo. Uma pena.
Quanto ao mais, tudo! Afinal, nessa terra, as pessoas sabem quem é quem no jornalismo
Cleomar Brandi
Diretor de Jornalismo (com muito orgulho) da Aperipê TV
Nas enquetes, sem nenhum cunho científico, feitas pelo Blog, teve os seguintes resultados:
VOCÊ ACHA QUE POLÍTICOS COM “FICHA SUJA”, PROCESSOS NA JUSTIÇA OU COM CONTAS DE CAMPANHA REJEITADAS, DEVEM SER CANDIDATOS NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES?
SIM
NÃO
VOCÊ VOTARIA
SIM: 19 (17%)
NÃO: 87 (82%)
O ex-governador de Sergipe João Alves Filho anunciou nesta manhã os pré-candidatos do partido Democratas (DEM) às eleições majoritárias de Aracaju: o deputado federal Mendonça Prado para a vaga de prefeito e o ex-secretário de Turismo Pedrinho Valadares para vice. O anúncio foi feito na sede do partido, localizada na rua Cedro, no bairro São José,
Um dos motivos de o presidente do partido, João Alves, não sair como candidato à eleição para prefeito é o atual estado de saúde de sua mulher. A senadora Maria do Carmo Alves está sendo submetida a tratamento
"Eu gostaria de ser candidato à prefeitura de Aracaju, mas o momento não me permite. Maria necessita de mim ao seu lado", diz João Alves.
Outras candidaturas
Além da candidatura do DEM, outra pré-candidatura vem ganhando fôlego, com o apoio de fortes partidos na capital. Trata-se do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), que já aglutinou em torno de sua reeleição aliados de peso do porte do PT, PDT, PPS e PSB.
Já o senador Almeida Lima (PMDB) enfrenta uma briga interna com o primo, deputado federal Jackson Barreto, que é um aliado histórico do PC do B. Com isso, o partido está dividido. Almeida Lima não conta com apoio do Diretório Estadual do PMDB, que, comandando pelo primo adversário, já anunciou irrestrito apoio a Edvaldo Nogueira.
As indecisões ainda permeiam o PSDB, do deputado federal e ex-governador Albano Franco. O PSDB é o partido mais assediado. Tanto Edvaldo quanto Almeida Lima e o próprio DEM tentam uma composição política com o PSDB.
No entanto, o chefe político tucano (deputado Albano Franco), que sempre costurou entendimentos de última hora, que irritam até aliados, continua em cima do muro e anuncia decisão em convenção estadual do partido, marcada para o próximo dia 28.
Problemas na Justiça
O senador Almeida Lima (PMDB) já foi prefeito da capital (1994), num mandato de dois anos, substituindo o primo Jackson Barreto, de quem era vice, que renunciou ao mandato para disputar o governo do Estado e foi derrotado pelo deputado Albano Franco. Hoje, Jackson e Almeida disputam o comando do PMDB no Estado, são ferrenhos adversários políticos e Jackson, tornando-se aliado de Franco, costura um apoio do PSDB à candidatura de Edvaldo.
Declarados no páreo pela prefeitura de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira e o Edvaldo e Almeida Lima já enfrentam problemas na Justiça Eleitoral por prática de propaganda eleitoral antecipada.
Almeida Lima já foi condenado, em primeira instância, a pagar multa de R$ 53.205, conforme decisão da juíza Patrícia de Almeida Menezes, da 36ª Zona Eleitoral, e o prefeito Edvaldo Nogueira teve representação encaminhada àquele juízo pelo Ministério Público, também com assinatura do promotor de justiça Marcílio de Siqueira Pinto, cujo processo também tramita na 36ª Zona Eleitoral.
Contra Almeida Lima pesa a inauguração da sede do Diretório Municipal do PMDB, no dia 15. Almeida mostrou prestígio junto às lideranças nacionais do partido, ao trazer para Aracaju o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB/RN), o líder do PMDB no Senado, Waldir Raupp (PMDB/RO), os senadores Wellington Salgado (PMDB/MG), Geraldo Mesquita (PMDB/AC) e Walter Pereira (PMDB/MS), além dos deputados federais Wilson Santiago (PMDB/PB) e Aníbal Gomes (PMDB/CE). A festa foi gravada pelo Ministério Público Federal, que detectou um verdadeiro showmício em defesa da candidatura do senador à prefeitura de Aracaju.
Já contra Edvaldo Nogueira pesa a acusação de se beneficiar de publicidade feita por empresas, explícita nos ônibus, que exploram as linhas urbanas, por meio de busdoors, e também de outdoors fixados em pontos estratégicos da cidade e, ainda, em matérias jornalísticas que, na ótica do promotor Marcílio Siqueira, não passam de campanha publicitária em defesa da reeleição de Nogueira.
Na peça jurídica, o promotor destaca 23 anúncios publicitários assinados por empresas. "Além de notícias aparentemente de caráter jornalístico, uma verdadeira e intensa campanha publicitária vem se desenvolvendo no decorrer deste semestre, sempre a pretexto de destacar datas comemorativas, mas que apontam uma aberta campanha eleitoral extemporânea", comenta o promotor, na representação.
Por força da lei 9504/97, a propaganda eleitoral só é permitida a partir do dia 6 de julho. Aqueles que a infringem estão sujeitos a pena de multa que varia entre 20 mil a 50 UFIR. Como o senador já foi condenado, ele corre risco de ter sua candidatura negada, caso não efetue o pagamento da multa até o dia 5 de julho.
Fonte: Redação Terra