"Sem medo da verdade."

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ESPAÇO ABERTO PARA O LEITOS: ITABAIANA, QUEM CUIDARÁ DE VOCÊ?

Itabaiana, quem cuidará de você?

No dia 26/01, vi algo que me assustou. Lá por volta das ruas Esperidião Noronha com a Antônio Dutra, pouco mais de 08:00h da manhã, quando uma pequena chuva, repito uma pequena chuva foi o suficiente para fazer o refluxo das águas, ou seja, ao invés de escoarem elas retornavam das tampas dos esgotos.
Percebi que, definitivamente, minha cidade não está preparada para uma chuva um pouquinho mais forte.  As pessoas que estavam nas lojas, olhavam atônitas às tampas dos esgotos que ficam nas calçadas jorrarem como se fossem vulcões em erupção.
Mas e aí...? De quem é a culpa? Era o que todos se perguntavam. E as respostas eram várias e às vezes carregadas de paixão e cegueira políticas. Uns diziam: “a culpa é do prefeito” outros: “a culpa é desse governadorzinho” e houve ainda quem dissesse: a culpa é da gestão passada. Mas todos esqueceram-se de um importante detalhe: Quem é que joga as embalagens de tudo o que come na rua é o Prefeito? É o governadorzinho? É a gestão passada?
Não caros leitores. Quem joga sou eu, você que está lendo agora, são seus filhos que não recebem educação em casa e nem na escola; somos todos nós que estamos preocupados em deixar um mundo melhor para as pessoas e esquecendo de deixar pessoas melhores para o mundo.
É certo que faltam lixeiras na cidade. Caminhamos pela Avenida Dr. Luiz Magalhães, a principal da cidade, e não encontramos uma lixeira sequer do poder público. Sem falar que entre as Auto-Escolas de Vainho e Valmir, forma-se um rio rapidamente quando chove. Sinal de quê? De obstrução dos canais. Será que nossos políticos não percebem ou é descaso mesmo?
No centro comercial da cidade dá nojo olhar para o chão, onde só se veem cascas de coco esperando choviscar para irem direto entupir os bueiros que não tem proteção e quando tem, são ferros tão finos que perdem para arame de caderno.
As autoridades tem culpa pela omissão? Claro que tem!
Porém, se não nos educarmos imediatamente e pararmos de jogar simples papéis de bala no chão e as terríveis bolsas plásticas, estaremos construindo uma bomba relógio que explodirá assim que chegar o próximo inverno.
Fica o pedido: Poder público coloque lixeira nas ruas e proteja com mais vontade as “bocas de lobo”. População, contribua! Não jogue lixo nas ruas de maneira nenhuma. É tudo uma questão de educação. Item de luxo que poucos tem. Infelizmente!

Por email: Luciano Melo-Estudante de Administração

Nenhum comentário: