"Sem medo da verdade."

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

RIO SÃO FRANCISCO RECEBERÁ UM MILHÃO DE PEIXES NA FESTA DE BOM JESUS

Durante uma das mais tradicionais manifestações populares de Alagoas, a Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo (AL), o rio São Francisco irá se encher de vida com a inserção de cerca de 1 milhão de peixes juvenis. O peixamento será realizado no domingo, 09 de janeiro, às 10h30, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e já é tradição na festa, que terá início na sexta-feira, 07 de janeiro.
Serão inseridos no “Velho Chico” peixes das espécies curimatã pacu, piau, niquim, dourado e piabas, todas espécies nativa da bacia hidrográfica do rio São Francisco. As piabas, além de povoar o rio, também terão a função de fortalecer a cadeia alimentar do ecossistema, já que servem de alimentos para peixes carnívoros, mas que estão desaparecendo do rio.
O peixamento na Festa de Bom Jesus dos Navegantes em Penedo (AL) ocorrerá em duas fases. Na primeira, uma parte dos cerca de 1 milhão de peixes serão transportados em três caixas próprias para transporte de peixes vivos que serão soltos em três pontos do rio São Francisco entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) utilizando uma balsa. Já na segunda fase a própria população que estiver prestigiando o peixamento poderá inserir os peixes com a soltura dos sacos que transportam os animais.

Nenhum comentário: