"Sem medo da verdade."

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

GOVERNADOR FALA SOBRE REDUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Após apresentar toda a equipe de secretários que atuará no novo governo nesta manhã de segunda-feira, 10, em solenidade ocorrida no Palácio dos Despachos, o governador Marcelo Déda reuniu-se com os 26 secretários de Estado empossados para esclarecer as principais diretrizes e missões que serão norteadas nos próximos quatro anos.
“Peço aos mais velhos da casa que continuem os projetos e que tragam novas propostas de trabalho. Aos novos secretários, vou ter uma conversa preliminar geral, de entendimento, de olho no olho, para que possamos nos conhecer”, destacou o governador.
Marcelo Déda disse aos secretários que não inicia um governo sem fazer profundas reflexões sobre os objetivos da nova administração, anunciando, veementemente, a extinção da miséria e a promoção da inclusão social como prioridades.
“A nossa missão continua a mesma do ponto de vista estratégico. Agora, a missão desse novo grupo é promover a inclusão social, extinguir a miséria e criar um novo patamar de desenvolvimento para Sergipe. A tarefa que nós temos é de, no dia 31 de dezembro de 2014, podermos olhar no espelho e dizermos que ajudamos a fazer do nosso estado um lugar melhor, e que ajudamos a fazer, dos mais pobres, cidadãos mais felizes. A tarefa primordial é que o Sergipe de 2014 será melhor que os anos anteriores. Essa é a missão”, destacou Déda.
Sobre as indicações dos secretários, Déda foi enfático ao afirmar que nenhum deles vai se sentir menor em relação ao outro por pertencerem a partidos diferentes. “Antes disso, todos vocês são meus secretários e eu acredito em cada um de vocês. Sei que terei homens e mulheres dispostos a fazer o melhor pelo meu povo e pelo meu governo. Estou dando a minha confiança, apoio e solidariedade aos secretários que tomaram posse hoje. São meus companheiros e jogam no meu time”, ressaltou.
Redução orçamentária
Durante a reunião, o governador anunciou também a redução de R$ 630 milhões no orçamento deste ano, o que equivale a 12%. Segundo o governador, o Estado está sendo obrigado a fazer uma redução no orçamento das despesas correntes e de custeio.
“Tudo que nós gastamos no custeio do ano passado será cortado em 10% para o custeio deste ano. Nós trabalharemos o custeio de 2011 com 10% a menos que tivemos em 2010. Esse é o controle que teremos”, explicou Déda.
Segundo o secretário de Estado da Fazenda, João Andrade, o Governo vai preservar as despesas de pessoal, visando resguardar os investimentos e adequar os gastos de 2011.
“Essa receita não vai ser muito diferente de 2010 para os secretários. Vai ser uma referência em comparação a 2010 de um corte de apenas 10%, sem colocar em risco programas estratégicos de cada pasta. Então, nós vamos trabalhar com o que gastamos em 2010 menos 10% do ponto de vista do custeio. Com isso, conseguimos adequar às despesas de 2011”, afirmou o secretário.
Para que os cortes sejam controlados, Marcelo Déda disse que o Governo vai trabalhar com um Programa de Gestão Orçamentária que a Secretaria da Fazenda está implementado. “Além de aumentar a transparência, aumenta o controle. Agora, vai ter um computador programado com o orçamento, na hora que passar um cheque com um centavo acima da cota da secretaria, não será liberado. Então, o planejamento de execução orçamentária de cada secretaria vai ter que ser refinado”, revelou Déda
Fonte: ASN

Nenhum comentário: